casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como enfrentar alguém com um problema de consumo

Uma pessoa com problemas com a bebida pode criar problemas adicionais em casa, no trabalho e em outras áreas de sua vida. Como a composição química de todos é diferente - assim como a história familiar e a capacidade de lidar com as dificuldades da vida - algumas pessoas são mais suscetíveis ao vício de drogas do que outras, observa Lawrence Robinson, Melinda Smith e Joanna Saisan, escrevendo para o HelpGuide site do .org. Confrontar seu amigo ou membro da família pode ser o primeiro passo para ajudá-lo a resolver seus problemas com o álcool.

Escolha um bom momento. É melhor confrontar sua amiga ou membro da família quando ela está sóbria - ou mesmo quando está de ressaca e sentindo possível culpa ou remorso, diz a conselheira de saúde mental licenciada Sarah Allen Benton, escrevendo para a Psychology Today. Enfrente-a em particular, ou reúna um grupo de entes queridos que tenham sido impactados negativamente pelo consumo de álcool dessa pessoa. Também pode ser útil confrontar seu amigo ou membro da família pouco depois de ela ter exibido um comportamento imprudente, para que você tenha novas evidências para apoiar por que você acredita que ela tem um problema.

Discuta sua preocupação com a pessoa; não faça palestras. Antes de começar, imagine-se no lugar dele e esteja preparado para que ele responda de várias maneiras. Para começar, pergunte se ele acha que ele tem um problema com a bebida e espere que ele responda. Se ele concordar que está tendo um problema, faça perguntas que o ajudem a se ajudar. Estes podem incluir: "Por que você acha que está tendo problemas para beber?" e "O que você acha que pode fazer para reduzir o problema?"

Indique exemplos claros. Aponte diretamente para o problema que ocorreu recentemente ou ocorrências negativas do passado que resultaram diretamente de seu consumo. Se ela insiste que a bebida não tem nada a ver com esses problemas, discuta como o seu consumo afeta você pessoalmente.

Forneça informações. Dê ao seu amigo ou membro da família informações sobre os tratamentos de alcoolismo que você pesquisou. Isso lhe dará uma desculpa a menos para adiar o tratamento. Se você quiser, dê seu apoio oferecendo-se para acompanhá-lo em sua primeira sessão de tratamento ou reunião de recuperação alcoólica.

Organize uma intervenção liderada por terapeuta. Uma intervenção do grupo liderada por um terapeuta pode destacar fortemente para seu amigo ou membro da família que seus comportamentos são problemáticos. Considere recrutar alguém que esteja se recuperando de um problema com bebida, porque ele poderia oferecer sua experiência, força e esperança.