Bons relacionamentos podem tornar a vida mais gratificante e interessante. Os maus, por outro lado, podem ser extremamente estressantes e demorados. Embora os bons relacionamentos exijam trabalho, alguns relacionamentos são basicamente insalubres e não melhorarão, investindo mais tempo e esforço. Um tipo de relacionamento que pode se enquadrar nessa segunda categoria é o distúrbio da personalidade narcisista.
Nós frequentemente usamos o termo narcisista de maneira pouco definida em nossa sociedade para descrever indivíduos autocentrados. No entanto, uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista tem uma forma mais intensa de auto-absorção do que apenas seu indivíduo autocentrado típico. Esperar uma relação de dar e receber com alguém com este tipo de distúrbio pode envolvê-lo em um relacionamento insalubre e unilateral.
Um distúrbio de personalidade, de acordo com a equipe da Mayo Clinic, é uma condição onde um indivíduo tem características que o levam a se comportar de maneira socialmente angustiante, o que, por sua vez, limita sua capacidade de funcionar em outras áreas de sua vida. Mayo Clinic descreve transtorno de personalidade narcisista como um distúrbio em que o indivíduo afetado tem um sentido inflado de sua própria importância e uma necessidade irracional de admiração.
Sintomas
Os sintomas listados pela Clínica Mayo para transtorno de personalidade narcisista incluem acreditar que você é melhor do que os outros, exagerando em suas realizações ou talentos, esperando que os outros acompanhem suas idéias e planos, estabelecendo metas irrealistas e tendo ciúmes dos outros. Aparecer como teimoso ou sem emoção também pode ser um sintoma do distúrbio de personalidade narcisista, juntamente com uma incapacidade de reconhecer as emoções e sentimentos de outras pessoas.
Limites apropriados podem ajudar em relacionamentos desequilibrados. No entanto, a ajuda profissional é recomendada para aqueles que realmente têm transtorno de personalidade narcisista, pois pode causar problemas em várias áreas da vida. Aconselhamento a um fornecedor de cuidados de saúde ou a um prestador de cuidados de saúde mental recomendado para tratamento é recomendado se suspeitar que possa ter este distúrbio.
Diagnóstico e Prognóstico
De acordo com o National Institute of Health, uma avaliação psicológica tendo em conta conta a história e gravidade dos sintomas são utilizados para diagnosticar transtornos de personalidade. O tratamento para o distúrbio da personalidade narcisista geralmente envolve psicoterapia, que pode ajudar o indivíduo na maneira como se relaciona com os outros. O resultado muitas vezes depende da gravidade do distúrbio.
Relacionamentos Saudáveis
Relacionamentos saudáveis envolvem dar e receber, mas dar e receber geralmente é um pouco equilibrado durante um longo período de tempo. A exceção a isso pode ser se você optar por ter um relacionamento com alguém com a finalidade de ajudá-lo. Um bom exemplo disso seria ajudar uma pessoa idosa ou alguém passando por uma crise. Obviamente, dar e receber não seria igual em instâncias como essas. No entanto, tentar ter uma relação de ajuda com alguém que precise de ajuda mental profissional pode ser demorado, com pouco ou nenhum resultado.
, , ] ]