Quando os cortes orçamentários são necessários nas instituições de ensino, os programas de arte são frequentemente os primeiros a serem abordados. Embora os programas de arte normalmente não sejam considerados parte do currículo básico nas escolas mais elementares, secundárias e pós-secundárias, eles oferecem aos alunos que deles participam várias vantagens. Um programa de educação artística pode fornecer aos alunos de todas as idades uma base sólida para o seu desenvolvimento educacional, emocional, social e criativo.
Aprimoramento das habilidades de aprendizagem
Programas de educação artística podem ajudar os alunos a se destacarem em outras áreas áreas acadêmicas, particularmente em leitura e matemática. Segundo Americans for the Arts, os programas de arte podem ser particularmente benéficos para ajudar as crianças em idade pré-escolar a desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e de linguagem. Os programas artísticos podem ajudar a melhorar as habilidades de memória e concentração, desenvolver habilidades de tomada de decisão e de pensamento crítico, melhorar as habilidades de comunicação e compreensão auditiva, ajudar as crianças a estabelecer relações espaço-temporais entre objetos e incentivar foco e disciplina. Citando um estudo de 2006 do Museu Guggenheim, o New York Times sugere que uma fundação nas artes também pode ajudar a melhorar as habilidades de alfabetização, especialmente entre as crianças que estão apenas começando a ler.
Enhanced Social Skills -
Uma educação em arte também pode ajudar a melhorar as habilidades sociais e a auto-estima. Crianças que participam de programas de educação artística aprendem a trabalhar como parte de uma equipe e entendem diferentes pontos de vista, de acordo com Americans for the Arts. Eles também são capazes de desenvolver uma compreensão e apreciação por diferentes culturas, o que pode se traduzir em um maior senso de tolerância e aceitação social. Os programas artísticos também ajudam as crianças a desenvolver um senso maior de habilidade e orgulho em seu trabalho finalizado. À medida que as crianças são incentivadas a seguir sua visão e fazer o melhor possível, elas podem desenvolver um maior senso de confiança e auto-estima. Esse aumento da confiança pode levar a uma maior participação social na escola. De acordo com Abrakadoodle, um programa nacional de arte para crianças, as crianças que participam das artes têm quatro vezes mais chances de servir como um oficial de classe ou participar de uma feira de matemática ou ciências.
Maior criatividade -
Programas no as artes encorajam as crianças a serem criativas e usar sua imaginação tanto quanto possível. Essa ênfase crescente na criatividade pode ajudar a fomentar novas formas de pensar sobre o mundo em geral. De acordo com o The Boston Globe, os programas de arte são fundamentais para ajudar os alunos a ampliar sua compreensão de seu lugar em relação ao resto do mundo. Os alunos que participam de programas de arte são encorajados a usar suas mentes criativas para melhorar suas habilidades de observação e "pensar fora da caixa" em termos de solução de problemas. Os programas de arte estimulam a inovação e o pensamento não-linear, habilidades que podem ser usadas não apenas em ambientes acadêmicos, mas também no mundo profissional.