Palavras ou ações intencionalmente usadas para prejudicar ou perturbar alguém formam a base do comportamento passivo-agressivo. Indivíduos passivos-agressivos mascaram suas intenções maliciosas mentindo para evitar serem culpados por um infortúnio incorrido por outro. Seu comportamento dúbio também permite que eles evitem o confronto e a responsabilidade por suas ações. De acordo com o "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais", 4ª Edição, Revisão de Texto (DSM-IV-TR), seus comportamentos resultam de uma atitude negativa e ressentimento dos outros.
Infância
Aprenda a expressar seus sentimentos de sua família imediata, especialmente seus pais. Como suas intenções, pessoas passivas e agressivas escondem seus verdadeiros sentimentos dos outros. De acordo com "Minding Your Mental Health", de Don R. Powell, Ph.D., crianças que são criadas por pais excessivamente controladores em um ambiente onde a autoexpressão não é permitida, são forçadas a aprender outras maneiras de expressar sentimentos de raiva e hostilidade. . Uma vez que eles são dependentes de seus pais, eles se arriscam a ser punidos se não fizerem o que seus pais dizem. Portanto, eles atacam secretamente seus pais.
Adultos passivos agressivos se ressentem de figuras de autoridade como chefes, professores, irmãos mais velhos ou sogros porque colocam exigências e têm certas expectativas. Embora as pessoas passivas-agressivas cumpram abertamente os pedidos delas, elas secretamente planejam a sabotagem. Procrastinação, deliberadamente esquecendo e deliberadamente fazendo um trabalho ruim são formas comuns de sabotagem. Ao se envolver nessas atividades, elas resistem passivamente à autoridade, o que as torna menos vulneráveis a repercussões.
Autoconfiança
Segundo o DSM-IV-TR, o comportamento passivo-agressivo deriva de uma falta -confiança. Indivíduos incapazes de serem assertivos não têm capacidade para pedir o que querem. Como tal, eles se tornam dependentes de outras pessoas para atender às suas necessidades pessoais. Além disso, eles usam críticas e sarcasmo para desviar o foco de suas próprias fraquezas.
Confronto
Pessoas são incapazes de expressar seus sentimentos de forma saudável são propensas a explosões irracionais de raiva, que lhes permitem liberar a negatividade reprimida. Essas explosões alimentam o fogo em busca de resistência passiva. O Dr. Les Carter afirma que os atos passivo-agressivos permitem que as pessoas preservem seu valor pessoal, necessidades e crenças às custas dos outros. Esses atos permitem que eles continuem a ver a si mesmos como pessoas boas.
Responsabilidade
Pessoas passivas-agressivas evitam covamente a responsabilidade e tendem a culpar os outros por seus infortúnios. Eles têm um arsenal de mentiras e desculpas à sua disposição para desviar a responsabilidade de si mesmos e redirecioná-la para os outros. Indivíduos que escolhem "manter a paz" e aceitar o comportamento passivo-agressivo de alguém estão na verdade reforçando-o, causando futuros atos de agressão passiva.