Encontrar seu filho sonambulismo pode ser uma visão inquietante. O sonâmbulo pode tentar sair de casa ou até mesmo urinar em um lugar inadequado. Além disso, seu adolescente sonâmbulo pode parecer frenético, agitado ou tentando atacar quando contido. Até mesmo sua voz pode ser alterada, observa Rafael Pelayo, M.D., neurologista pediátrico e diretor do serviço de sono pediátrico da Universidade de Stanford, em um artigo sobre Kids Health. Embora possa ser assustador testemunhar, Pelayo diz que o sonambulismo é bastante comum entre os adolescentes.
Sleepwalking Adolescente
De acordo com Pelayo, os picos de sonambulismo durante os surtos de crescimento, as crianças são particularmente suscetíveis a roaming noturno. O sonambulismo geralmente começa durante a adolescência e continua até a adolescência, mas cerca de metade dos que fazem sonambulismo param antes da idade adulta, observa Pelayo. As crianças geralmente dormem em uma ou duas horas depois de adormecer, e podem andar por alguns segundos ou até 30 minutos. O sonambulismo ocorre mais freqüentemente nos estágios três e quatro do sono de movimento rápido dos olhos, ou REM. É quando é mais difícil despertar alguém. Se você é capaz de despertar seu filho sonâmbulo, ele provavelmente ficará desorientado e grogue. No entanto, Pelayo não recomenda tentar despertar um sonâmbulo.
Causas e Comportamentos
De acordo com Pelayo, o sonambulismo pode ser causado pela privação do sono, dormindo em ambientes desconhecidos, álcool e outras drogas. Outros gatilhos incluem doença ou febre e estresse. Pelayo observa que os adolescentes que têm um histórico familiar de distúrbios do sono e aqueles que tiveram terrores noturnos freqüentes quando crianças, estão predispostos a sonambulismo. Às vezes, um adolescente sonâmbulo terá seus olhos abertos, mas há sinais óbvios de que ele não está consciente, como o sono conversando, e maneirismos desajeitados ou desajeitados. Ele pode não responder quando falado ou difícil de acordar. Além disso, às vezes, os sonâmbulos fazem movimentos repetitivos, como esfregar os olhos.
Tome precauções
Sleepwalking não é prejudicial, mas pode ser perigoso. Pelayo observa que qualquer coisa que você pode fazer enquanto consciente, seu filho pode fazer enquanto sonambulismo, incluindo ligar ferramentas elétricas. Tome precauções para garantir que seu filho adolescente não se machuque durante um episódio. Se você vir seu filho dormindo, evite assustá-lo, dirigindo-o de volta para a cama, em vez de tentar acordá-lo. Bloqueie janelas e portas caso seu filho tente sair de casa, removendo objetos cortantes ou quebradiços da área próxima à sua cama, e instalando portões de segurança fora de seu quarto ou no topo de qualquer escada.
Outras preocupações
Embora o sonambulismo seja bastante comum na adolescência, pode sinalizar algo mais significativo do que o estresse ou a falta de sono. Sleepwalking pode ser um sinal de apnéia do sono, enurese ou terrores noturnos. Além disso, Pelayo observa que convulsões parciais complexas parecem semelhantes ao sonambulismo. Estes podem ocorrer em qualquer momento durante o ciclo REM. Pelayo adverte os pais para se preocuparem com um adolescente mais velho que sonha pela primeira vez. "Tal paciente deve receber um EEG privado de sono para descartar um distúrbio convulsivo", diz ele em um artigo no site Kids Health. , , ] ]