Os esportes oferecem inúmeros benefícios valiosos aos participantes, mas eles também carregam riscos. De acordo com a Safe Kids USA, mais de 3,5 milhões de crianças menores de 14 anos recebem tratamento para lesões relacionadas a esportes todos os anos. Se você é um treinador, instrutor, pai ativo, participante ou espectador interessado em um esporte organizado, você pode se encontrar na posição de ter que responder a uma situação de emergência. Conhecer a resposta de emergência apropriada a uma lesão relacionada a esportes o ajudará a reagir de forma rápida e eficaz.
De acordo com o MedlinePlus, a maioria das lesões relacionadas a esportes inclui lesões nos ossos e tecidos moles, como entorses , tensões, lesões no joelho e luxações. A maioria dessas lesões deve receber tratamento, mas pode não se qualificar para uma resposta de emergência. Às vezes, os atletas sofrem uma lesão potencialmente fatal, como uma lesão na cabeça ou no pescoço, quase afogamento, lesões oculares, convulsões ou parada cardíaca súbita.
Equipamentos de emergência
Ocorrem mais lesões durante as práticas; esteja no comando, certifique-se de tomar as mesmas precauções de segurança durante os treinos, como faria durante os jogos; tenha sempre equipamento de emergência disponível. Equipamentos como uma placa espinhal, um desfibrilador externo automático, oxigênio de emergência e um telefone de acesso de emergência podem significar a diferença entre a vida e a morte.
Além de ter o equipamento disponível, você quer ter certeza de que alguém no local sabe como usar corretamente o equipamento. As aulas de CPR e de primeiros socorros ensinam a você e sua equipe como usar corretamente o equipamento básico de emergência, preparando-o para responder em caso de emergência. Primeiros Socorros - Primeiros socorristas em uma situação de emergência têm conhecimento básico de RCP e primeiros socorros e saber como começar a lidar com uma emergência. Se você for o primeiro socorrista, você deve examinar a cena, checar a vítima em busca de ferimentos com risco de vida, depois de ferimentos ou doenças que não ameaçam a vida, e garantir que os cuidados mais avançados cheguem ao local. Como o primeiro socorrista, você pode pedir ajuda de treinadores, treinadores, jogadores ou espectadores para ajudá-lo em sua resposta ou para controlar a multidão. A importância do primeiro socorrista não pode ser enfatizada o suficiente. Se o participante lesionado precisar de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) ou estiver sofrendo uma lesão com risco de vida, os cuidados iniciais começarão, maior a chance de sobrevivência.
Lidando com emergências Quando você manuseia uma emergência, verifique se há consciência, respiração , circulação e hemorragia grave. Se houver suspeita de lesão na cabeça, pescoço ou costas, evite mover a vítima e tente manter a estabilização em linha da cabeça e do pescoço, evitando novos ferimentos. Como o primeiro socorrista, você é responsável por enviar outro indivíduo para chamar uma ambulância e pedir que os espectadores obtenham suprimentos, confortem os membros da família ou controlem a multidão. Uma resposta rápida e uma liderança clara em uma emergência podem ajudar a evitar a confusão que às vezes surge em situações estressantes.
Precauções
É importante tomar medidas preventivas para ajudar a evitar que lesões ocorram durante a participação esportiva. Certifique-se de que todos os campos e instalações utilizados durante eventos esportivos sejam bem mantidos. Assegure-se de que os participantes sejam submetidos a uma rigorosa pré-participação física para identificar quaisquer distúrbios subjacentes, e assegure-se de que todos os participantes usem equipamento de segurança apropriado e confortável.