A ginástica é um esporte altamente competitivo que requer muita dedicação e treinamento por parte das meninas. O excesso de treinamento pode ter sérios efeitos em ginastas jovens. A falta de equilíbrio entre as necessidades do corpo de uma jovem e o excesso de treinamento pode levar a uma condição conhecida como tríade da atleta feminina. Esta condição pode levar a uma desordem alimentar, osteoporose e ausência de ciclos menstruais em meninas jovens.
Desordem alimentar
Exercício excessivo juntamente com a imagem estereotipada de um ginasta - magro e em forma - pode levar a transtornos alimentares graves em ginastas jovens. Longas horas passadas na academia, juntamente com a eliminação de alimentos que uma ginasta acredita que farão sua gordura, podem criar distúrbios sérios, incluindo anorexia nervosa - incapacidade de comer - ou bulimia nervosa - comer e depois expurgar. Se um transtorno alimentar não ocorrer, a falta de energia pode ocorrer como resultado de má alimentação e excesso de treinamento.
Nutrição óssea deficiente. A osteoporose faz com que os ossos enfraqueçam como resultado de baixos níveis de hormônios e nutrição inadequada, resultando em desenvolvimento ósseo deficiente em meninas jovens, bem como em ossos fracos. Horas e horas gastas no ginásio podem levar a fraturas por estresse ou outras lesões ósseas mais graves. Essas lesões podem interromper ou encerrar a carreira de um ginasta. Além disso, as meninas jovens têm que se preocupar com ossos fracos mais tarde na vida.
Ausência de Ciclo Menstrual
Overtraining pode causar diminuições no estrogênio no corpo de um jovem ginasta. O estrogênio é um hormônio que ajuda a regular o ciclo menstrual. O excesso de treinamento pode fazer com que garotas jovens percam períodos menstruais ou tenham menstruação irregular ou podem interromper completamente o período menstrual. Um ciclo menstrual perdido é conhecido como amenhorrhea. O excesso de treinamento pode retardar o início da puberdade, especialmente em meninas que têm treinado intensamente em ginástica durante a maior parte de suas vidas. Desde que um ciclo menstrual faltado não indica automaticamente a tríade e o overtraining do atleta fêmea, um exame do doutor é chamado para.
Outros efeitos &
Overtraining pode fazer mais do que apenas afetar a saúde de uma menina que participa no gymnastics . Passar incontáveis horas na academia e treinar pode prejudicar as emoções de uma garota. Uma menina pode ter dificuldade em dormir, dificuldade em continuar na escola ou se sentir sobrecarregada. Jovens ginastas podem sentir que estão perdendo outros aspectos de ser uma criança - como socializar com seus colegas fora da ginástica. As meninas podem sentir pressão constante para serem as melhores, praticarem com afinco e manterem certa imagem corporal, o que pode levar a sentimentos de estresse ou depressão.
, , ] ]