casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como pregar a história de Jonas aos adolescentes

Em termos simples, a história de Jonas é sobre um grande peixe que engole um homem inteiro e o cospe nas areias de uma praia. Mas a história é sobre muito mais que isso. Jonas demonstra o amor de Deus àqueles que podem ser considerados indesejáveis, indignos e merecedores da ira de Deus, segundo o Pastor Max Lucado, em "A Bíblia Inspirada". Adolescentes muitas vezes se identificam com o jovem Jonas por muitas razões - muitas vezes, os adolescentes são orientados a fazer coisas que não querem fazer. Assim como Jonas, muitos adolescentes enfrentam a tentação de fugir de seus problemas em vez de escolher a obediência. Esses aspectos da história de Jonas tornam ideal para pregar para adolescentes.

Conte a história de Jonah e inclua informações básicas que dão vida a sua história. Jonas não tinha nenhum amor pelo povo de Nínive, que eram pagãos conhecidos como cruéis, sanguinários e inimigos dos judeus, segundo John L. McKenizie em “Dicionário da Bíblia”. Nínive era a capital da Assíria. A história pode ser dramatizada como uma peça curta, exibida em uma forma animada ou contada ou lida da Bíblia. Dramatizar a história em uma peça ou forma animada pode atrair a atenção de uma multidão adolescente e adicionar uma nova dimensão a uma história bíblica familiar. Os adolescentes talvez não soubessem que os assírios adoravam Dagan, um deus pagão que era meio homem e meio peixe. Um grande peixe vomitando um homem na praia perto de Nínive teria capturado a atenção dos ninivitas por causa de Dagan.

Expresse a preocupação de Deus pelo povo de Nínive em relação ao ministério de Jesus . Jonas não estava preocupado com a condição espiritual dos ninivitas, mas Deus estava. O ministério de Jesus para todo o mundo demonstrou que Deus está preocupado com mais do que o seu povo escolhido, como é verdade na história de Jonas. Diga aos adolescentes: “Deus enviou Jonas a dizer aos habitantes de Nínive que ele se importava com eles e queria que eles se voltassem para ele e se arrependessem. Deus pode enviar-lhe para contar aos seus amigos e completar estranhos a mensagem do Evangelho. ”

Aborde a inutilidade de fugir de Deus. Não importa o quão longe Jonah planejasse fugir de Deus, não era longe o suficiente para Jonas alcançar um lugar onde Deus não pudesse encontrá-lo. Explique: “Você pode pensar que pode escapar do que Deus o chamou para fazer ou que Deus não lhe deixará com poucas opções para obedecer às vezes. Deus não só perseguiu Jonas quando correu na direção oposta de onde Deus queria que ele fosse, como também tinha um plano para levar Jonas de volta ao lugar onde ele precisava para completar a missão que Deus o chamou para fazer ”. tente fugir de Deus, como querer fazer as coisas do seu jeito, com muito medo de fazer o que Deus diz ou achar que o trabalho é muito difícil. Identifique com os tempos em sua vida quando você fugiu de Deus ou quis. Ajude os adolescentes a ver que essa resposta é comum.

Encerre o sermão com uma oração pelos adolescentes por coragem quando Deus chamar. Afirme sua esperança de que eles estejam dispostos a compartilhar o Evangelho com outras pessoas e o façam com graça e disposição para servir.

Coisas Necessárias -

Bíblia

>