Cólica é uma condição na qual um bebê aparentemente chora sem razão por um longo período de tempo e não pode ser consolado. A Clínica Mayo relata que a cólica afeta 25% dos bebês. No entanto, sua criança é mais propensa a ter cólica se ele estava com cólica durante toda a infância. Cólica em crianças também pode ser mal interpretada como outros problemas de saúde subjacentes.
Causas
De acordo com a Clínica Mayo, a causa exata da cólica é desconhecida. Algumas causas especificadas de cólica incluem alergias, um sistema digestivo não desenvolvido, intolerância à lactose e ansiedade materna. O tabagismo materno também aumenta o risco de cólica. Kids Health explica que alguns bebês com cólica também têm gás, mas o gás é provavelmente causado após o choro excessivo de cólica. A cólica que perdura desde a infância provavelmente está associada a um problema de saúde subjacente. De acordo com a Kids Health, a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é um culpado comum.
Sintomas
A cólica é caracterizada por choro de alta frequência que dura duas ou mais horas. Segundo a Clínica Mayo, bebês com cólica tendem a chorar na mesma hora do dia por algumas semanas ou mais. O lado frustrante da cólica tanto para o bebê quanto para os pais é que seu bebê não pode ser consolado. A Clínica Mayo explica que a criança também pode cerrar os punhos e os músculos abdominais podem ficar tensos.
Geral Geralmente, a cólica ocorre durante os primeiros meses de vida. A Clínica Mayo relata que 90% dos bebês superam as cólicas aos nove meses de idade. Ainda assim, dez por cento dos bebês têm uma chance de ter cólicas durante a infância. No caso de cólica da criança, a Clínica Mayo recomenda que você grave todos os períodos de choro e compartilhe essa informação com seu pediatra.
Prevenção /Solução
A única forma de tratamento que você pode dar ao seu filho é o conforto. Tente segurá-lo, balançando-o ou levando-o para um passeio de carro. Se ele tiver gás frequente acompanhando as crises de cólica, a Clínica Mayo sugere que você peça ao seu médico um probiótico para melhorar a digestão. De acordo com a Organização de Recursos de Quiropraxia, os ajustes quiropráticos podem ajudar a aliviar a cólica em crianças pequenas, bem como prevenir a ocorrência de acordes noturnos e acessos de raiva. A quiropraxia é uma forma alternativa de tratamento para cólicas em crianças e deve ser discutida com o seu pediatra de antemão.
Considerações
Porque cólica em crianças é incomum, é imperativo que você esteja atento para outros sinais de doença em seu bebê. Kids Health aconselha que você chame seu pediatra imediatamente se sua criança tiver letargia, vômito, diarréia e uma temperatura de 100,4 graus Fahrenheit ou maior. Embora a cólica possa ser indicativa ou mal interpretada por outro problema de saúde, a Clínica Mayo relata que a própria cólica desaparece sozinha a tempo. Portanto, se a cólica persistir bem depois da primeira infância, você deve levá-la ao médico para uma avaliação.