Baixos níveis de ferro em crianças pequenas podem resultar em anemia, uma condição freqüentemente causada pela falta de alimentos ricos em ferro na dieta. O rápido crescimento durante os anos da criança pode tornar o seu filho mais propenso a desenvolver anemia por deficiência de ferro. Se não tratada, a anemia por deficiência de ferro pode levar a problemas de longo prazo que afetam as habilidades motoras ou o desenvolvimento mental do seu filho.
O corpo do seu filho usa ferro para produzir hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio por todo o corpo. A falta de hemoglobina significa que o corpo não recebe quantidades adequadas de oxigênio. A anemia por deficiência de ferro ocorre gradualmente e começa com a depleção de ferro, uma condição que ocorre quando o ferro nas células vermelhas do sangue está em níveis normais, mas o nível geral de ferro no corpo é reduzido. Se a condição continuar, o ferro nos glóbulos vermelhos também começa a diminuir.
Sintomas
Os sintomas da anemia por deficiência de ferro incluem fraqueza, batimento cardíaco rápido, mãos e pés frios, tonturas, fadiga e irritabilidade. Você pode notar que a pele do seu filho parece pálida e que o interior das pálpebras e os leitos das unhas dos dedos das mãos e dos pés são mais claros do que o normal. Seu filho pode ter menos apetite e pode até comer coisas estranhas, como sujeira, giz ou gelo. Esse comportamento, chamado de “pica”, não é prejudicial a menos que seu filho coma substâncias tóxicas, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Em casos graves, seu filho pode parecer estar sem fôlego quando não está participando de exercícios extenuantes e pode apresentar inchaço nas mãos ou nos pés.
Causas
A anemia por deficiência de ferro pode ocorrer se o bebê não recebe ferro suficiente em sua dieta comendo alimentos ricos em ferro, como carne, frango, atum, ervilha, vagem, morango e ovo. Também pode ocorrer se ela beber grandes quantidades de leite de vaca ou beber regularmente leite de vaca antes dos 12 meses de idade. O leite de vaca não contém níveis suficientes de ferro necessários para o crescimento. KidsHealth.org relata que beber leite de vaca diminui a absorção de ferro e pode irritar o revestimento intestinal, causando pequenas quantidades de sangramento. Baixos níveis de ferro e a perda de sangue resultante podem causar uma deficiência e eventual anemia. A anemia por deficiência de ferro também pode ocorrer durante um período de crescimento rápido. Mesmo que o seu filho coma alimentos ricos em ferro, pode não ser capaz de ingerir ferro suficiente para acompanhar um surto de crescimento.
Embora o aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro possa ser útil se o seu criança tem anemia, não será suficiente para aumentar o seu ferro para níveis normais. Se um exame de sangue revela que seu filho tem anemia, seu médico pode prescrever um suplemento de ferro. O seu filho só deve tomar ferro se o seu médico o recomendar porque tomar estes suplementos desnecessariamente pode causar intoxicação por ferro, uma condição que resulta em dor abdominal, diarreia grave e vómitos. Seu médico irá testar novamente o nível de ferro do seu filho durante o tratamento com suplementos para determinar quando ela pode parar de tomar os suplementos.