Até mesmo crianças podem mostrar sinais de ansiedade em resposta a situações difíceis. O medo é um gatilho comum para a ansiedade em crianças pequenas e, com uma avaliação cuidadosa, você deve ser capaz de reconhecer facilmente esses sentimentos desagradáveis. Alguns tipos de ansiedade, como a ansiedade de separação, indicam desenvolvimento cognitivo normal em uma criança, diz o professor Thomas J. Huberty, da Universidade de Indiana.
Medo de ansiedade
A ansiedade de separação é uma fonte comum de ansiedade para crianças pequenas, diz Huberty. . Quando confrontado com a perspectiva de um pai ou cuidador sair, o pequeno pode chorar e se agarrar a essa pessoa. Esta exibição de medo indica a ansiedade significativa sentida pelo jovem enquanto ele tenta evitar que a separação aconteça. A criança pode continuar a chorar e mostrar emoções fortes após a separação, recusando o conforto do cuidador na assistência.
Agressividade e imprudência
Uma criança com ansiedade pode reagir agressivamente, afirma a Associação de Minnesota para Mental infantil Saúde. A criança poderia atacar os outros quando se sentisse sobrecarregada de medos, ou poderia até direcionar a agressão para si mesma. O comportamento imprudente é outro sintoma comum de ansiedade em bebês, de acordo com a Associação de Minnesota para a Saúde Mental Infantil. Fugir de uma situação de ansiedade pode ser a resposta da criança. O seu filho ansioso pode ficar tão chateado que ele começa a sentir sintomas físicos, como dores de estômago ou dores de cabeça, de acordo com o conselheiro clínico registrado Kathy Eugster . Embora seu bebê não tenha as habilidades verbais para comunicar seus desconfortos, você pode notar que ele não come bem ou não joga normalmente se tiver dor de estômago ou dor de cabeça.