É difícil imaginar que a garrafa de refrigerante que você bebeu da noite passada pode ser a camisa que você usa no futuro, mas é exatamente isso que pode acontecer se você reciclar. O plástico é infinitamente útil - tanto que é um enorme desperdício de potencial, recursos e energia para ele definhar em um aterro sanitário. Sem processamento, você pode transformar garrafas plásticas em projetos de artesanato e acessórios domésticos úteis. Quando você processa, você obtém uma gama de produtos tão diferentes quanto madeira e tecido.
Madeira serrada
Transformar garrafas plásticas e outros plásticos pós-consumo em madeira resolve vários problemas tradicionalmente associados à madeira, de acordo com a Plano de Práticas Sustentáveis e Oportunidades (SOPP) do governo federal. A madeira plástica não molda nem apodrece. Também não atrai nem abriga insetos e animais. É feito em formas e cores personalizadas com processamento mínimo. As desvantagens da madeira plástica são sua incapacidade de ser usada em paredes de suporte de carga e sua tendência a se expandir e contrair em temperaturas extremas.
Tecido
Tecido plástico é chamado de lã vegana por causa de sua semelhança com produtos feita a partir do pêlo do animal. Fios de plástico derretido são tecidos em tecidos de maneira semelhante aos fios tradicionais. Este fio é feito em cobertores de lã e roupas. Ele também é usado em produtos para bebês, como babadores e fraldas de pano, porque absorve a umidade e mantém-na enquanto ainda é leve. Os membros da comunidade ecológica estão divididos entre os tecidos à base de plástico porque, embora sejam reciclados, não são fibras naturais.
Outros produtos de plástico
O plástico é mais facilmente processado em plástico. Garrafas são processadas em centros de fabricação e feitas em garrafas e recipientes de todas as formas e tamanhos. De acordo com a Earth911, é preciso menos 2/3 de energia para fazer algo a partir de plástico reciclado do que para extrair do petróleo. Isso faz uma diferença significativa em nosso impacto ambiental, já que o processamento de plásticos compõe por si só quatro por cento do consumo de energia do país.
Itens não processados
Você não precisa levar garrafas plásticas a um centro de reciclagem para reciclá-las . Você pode adaptá-las em sua própria casa. Os artesãos e os consumidores conscientes do meio ambiente usam garrafas plásticas para armazenar itens, criam decorações para a casa e planejam jardins de contêineres internos e externos. Eles podem ser moldados em copos de lápis, cofrinhos, conchas, terrários e vasos de acordo com artistas ajudando crianças. Estas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais você pode reciclar as garrafas.