Preocupações com o aquecimento global, ar e água contaminados e aterros transbordantes têm incentivado muitas pessoas a se tornarem mais conscientes de quanto dos recursos da Terra estão usando. Várias organizações criaram maneiras para as pessoas entenderem o quanto estão consumindo, para que possam tomar decisões responsáveis. A pegada ecológica é uma dessas medidas.
Os fatos
Sua pegada ecológica representa a quantidade de recursos e espaços produtivos da Terra necessários para sustentar sua vida cotidiana. Sua pegada ecológica combina a pegada da sua habitação, a pegada de carbono, a pegada de alimentos e a pegada de mercadorias e serviços em um número medido em hectares globais ou acres globais. Esse número informa quanto da superfície da Terra você usa para sustentar sua vida.
Identificação
De acordo com o Facing the Future, um recurso de educação projetado para ajudar a ensinar os alunos sobre recursos e questões ecológicas, sua pegada ecológica é composto por vários componentes diferentes. Inclui o número de árvores necessárias para prover seu uso de oxigênio; os recursos terrestres e animais necessários para fornecer sua comida; a água que você usa para beber, lavar e outras atividades; a madeira e fibra necessária para fabricar seus móveis, roupas e outros bens; a energia que você usa na forma de gás, eletricidade e outras fontes de energia; as rodovias, hospitais, sistemas de água e outras construções que compõem sua infraestrutura; o lixo que você produz; e a terra que você usa para recreação.
Sua pegada ecológica é importante porque cada pessoa tem uma. E como a população mundial aumenta - já são mais de 6 bilhões de pessoas - o mesmo acontece com a quantidade de recursos necessários para sustentá-la. Segundo o Centro de Economia Sustentável, cada pessoa deve usar 15,71 hectares globais para sustentar os recursos da Terra, incluindo ar e água limpos. Agora, a pegada global da pessoa média é de 23,7 hectares globais, quase o dobro do nível máximo de recursos sustentáveis da Terra, segundo o Centro de Economia Sustentável.
Considerações
De acordo com Philip Camill, membro da o departamento de biologia do Carleton College, em um artigo publicado no Centro Nacional de Estudos de Caso em Ciências da Buffalo University, que mora em uma cidade aumenta significativamente sua pegada global porque as cidades não são auto-sustentáveis - elas dependem do resto o globo para sustentá-los. Camill diz que as pegadas ecológicas começaram a exceder os recursos da Terra já nos anos 80, e os americanos provavelmente têm pegadas ecológicas maiores do que as pessoas em outros países.
Prevenção /Solução
De acordo com o Facing the Future, Há várias coisas bastante simples que você pode fazer para reduzir rapidamente sua pegada ecológica, e entender o tamanho de sua pegada ecológica é o primeiro passo. Quando você faz compras, compre produtos sustentáveis ou ecologicamente corretos se não puder comprar usados. Use métodos de transporte que não exigem gás, como andar de bicicleta ou a pé. Participe de programas de reciclagem para reduzir seus resíduos.
, , ] ]