Um dos maiores contribuintes para a poluição do ar e o aquecimento global causado pelo homem é o transporte. A Agência de Proteção Ambiental estima que o veículo de passageiros médio produz aproximadamente cinco toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o que, acredita-se, contribui significativamente para o efeito estufa. Os carros elétricos representam uma alternativa aos veículos movidos a gasolina e há várias diferenças fundamentais entre as duas tecnologias.
Os componentes básicos necessários para operar um carro movido a gás são um motor de combustão interna, uma transmissão padrão ou automática, um alternador, um carburador ou sistema de injeção de combustível, velas de ignição, um virabrequim e uma bateria. De acordo com a Hybrid Cars, as principais características de um carro elétrico são um motor elétrico, uma bateria recarregável maior e mais pesada, um controlador computadorizado e um sistema de freio regenerativo que é conectado ao motor e à bateria.
Operar um carro a gasolina é bastante complicado em comparação com a operação do carro elétrico. Conforme você pressiona o acelerador, o gás é direcionado do tanque de combustível através da linha de combustível para o motor, onde é combinado com o ar e comprimido por um pistão. As velas de ignição inflamam o combustível, fazendo com que os pistões se movam. O movimento dos pistões é transferido para o virabrequim, que gira as rodas. De acordo com a Hybrid Cars, quando você pressiona o acelerador em um motor elétrico, o controlador envia um sinal para a bateria que informa quanta tensão enviar ao motor. Quando você pressiona o freio, o motor elétrico retarda as rodas e atua como um gerador, enviando uma corrente elétrica de volta para a bateria para uso posterior.
Em termos de custo inicial, veículos elétricos podem ser mais caro do que suas contrapartes movidas a gás. De acordo com a Cars Direct, os preços dos carros elétricos para os veículos de 2010 variam de US $ 15.000 a US $ 100.000, dependendo da marca e do modelo. Veículos elétricos oferecem uma vantagem em termos de custos de manutenção em comparação com veículos movidos a gás. A Hybrid Cars estima que os veículos elétricos custem aproximadamente 2 centavos por milha para operar, em comparação com 12 centavos por milha para os veículos a gás.
Benefícios
Os carros elétricos são significativamente melhores para o meio ambiente em termos de emissões de gases de efeito estufa e poluentes. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os carros elétricos produzem zero emissões de escapamento ou poluentes atmosféricos. Eles podem produzir emissões indiretamente se forem recarregados usando a rede elétrica convencional versus energia solar ou eólica. Os carros elétricos também são mais eficientes em termos energéticos que os motores a combustão, convertendo 75% da energia da bateria em comparação com apenas 20% da energia convertida pelos carros a gasolina.
Considerações Enquanto carros elétricos oferecem várias vantagens sobre a gasolina carros elétricos, há várias coisas a considerar antes de comprar um. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, a atual tecnologia de baterias de carros elétricos limita seu alcance de condução a entre 100 e 200 milhas e pode levar até oito horas para recarregar completamente a bateria. Em comparação com as mais de 300 milhas que você pode viajar com um único tanque de combustível e a facilidade e conveniência de reabastecer, os veículos elétricos podem não ser o ideal para todos os motoristas.