Lavar suas mãos com freqüência e mantê-las limpas é uma das maneiras mais importantes de evitar a disseminação de doenças e infecções, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. A lavagem das mãos reduz suas chances de adoecer, reduzindo a propagação de germes e mantém sua família e todos ao seu redor mais saudáveis. A importância da lavagem das mãos não pode ser subestimada.
História
Milhares de vidas foram salvas por causa de Ignaz Semmelweis, um médico austro-húngaro. Mais de 150 anos atrás, quando a importância do saneamento e da lavagem das mãos ainda era desconhecida, o Dr. Semmelweis insistiu que os médicos estudantis do hospital de Viena, onde ele trabalhava, lavasse as mãos antes de tocar nos pacientes de maternidade. Os estudantes estavam trabalhando em cadáveres em uma aula de anatomia, fazendo as rondas na maternidade sem lavar as mãos. Sua experiência foi bem sucedida quando as mortes maternas diminuíram cinco vezes. Mais cinquenta anos se passaram antes que a lavagem das mãos se tornasse a norma na profissão médica.
Instruções
Em circunstâncias normais, a maneira correta de lavar as mãos é lavá-las com água morna, ensaboar bem e esfregar vigorosamente. por pelo menos 20 segundos, esfregando as palmas das mãos, as costas das mãos, os pulsos, entre os dedos e, especialmente, sob as unhas. Lave bem e seque com uma toalha limpa. A lavagem das mãos é rápida, simples e requer apenas água e sabão.
Além de lavar as mãos quando elas aparecem ou parecem sujas, de acordo com a Clínica Mayo, você deve sempre lavar as mãos antes de comer ou preparar alimentos, tratamento de feridas, medicamentos, tocar em uma pessoa doente ou ferida ou colocar as lentes de contato para dentro ou para fora. Além disso, sempre lave as mãos depois de usar o banheiro, trocar fraldas, preparar alimentos, principalmente ovos, carne crua e aves, assoar o nariz, tossir ou espirrar nas mãos, tocar um animal ou animal, tratar feridas, manusear lixo e tocar em uma pessoa doente ou ferida.
Aviso: A lavagem das mãos é vital em todos os momentos, mas especialmente quando você está lidando com um bebê. Como o sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido, os bebês podem ficar gravemente doentes devido a uma infecção, particularmente se forem prematuros ou doentes. Seja especialmente vigilante durante a estação do resfriado e da gripe.
Considerações
As crianças devem aprender a importância da lavagem das mãos desde tenra idade. Os germes estão em toda parte e as crianças tocam em tudo e, em seguida, colocam os dedos na boca, de modo que ensiná-los a lavar as mãos freqüentemente pode protegê-los. As crianças que freqüentam creches têm maior risco de doenças respiratórias e gastrointestinais, por isso, certifique-se de que seu prestador de cuidados infantis estimule a lavagem regular das mãos.