Tratamento de Queratina Brasileiro, também conhecido como BKT ou escova progressiva, é um procedimento de alisamento de cabelos que cria cabelos macios e sedosos por até quatro meses. Embora tenha começado no Brasil, o tratamento começou a se popularizar nos Estados Unidos em 2007. O que muitas mulheres não sabem é que os tratamentos com BKT usam formaldeído, um químico potencialmente tóxico que pode causar problemas de saúde para olhos, pele e pulmões e pode até levar ao câncer.
O formaldeído é classificado como carcinogênico por várias agências governamentais de saúde e segurança. Tem sido associado com câncer nasal e cerebral e, possivelmente, leucemia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Mesmo que os salões tomem precauções especiais ao aplicar o tratamento com BKT, alguns gases podem ser liberados no ar. Toda vez que um consumidor usa um flatiron no cabelo, libera mais formaldeído.
O formaldeído também é um irritante do pulmão. Concentrações de 10 a 20 partes por milhão podem causar dificuldade em respirar, ardor no nariz e garganta e tosse. Quando os níveis de concentração aumentam para 25 a 30 partes por milhão, pode ocorrer lesão grave do trato respiratório, possivelmente levando a edema pulmonar e pneumonite. Mais uma vez, além da aplicação original, toda vez que alguém com cabelo tratado usa um ferro para alisar a quente, eles estarão expostos aos mesmos riscos de quando tiveram o processo feito inicialmente.
Pele e Irritação dos Olhos