casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Suplementos de Ferro e Cabelo

Seu cabelo precisa de muitas vitaminas e minerais para se manter saudável e crescer adequadamente, e o ferro é um deles. Se você se tornar deficiente em ferro, pode desenvolver anemia e experimentar perda de cabelo. Seu médico pode recomendar que você tome suplementos de ferro se tiver ou estiver em risco de uma deficiência. No entanto, estes podem causar efeitos colaterais, especialmente quando tomados em grandes doses, por isso discutir os suplementos com um médico antes de ingeri-los. Deficiência de Ferro e Cabelos

A Universidade de Maryland Medical Center afirma que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 30 por cento da população do planeta pode ter anemia por deficiência de ferro. Este distúrbio nutricional pode apresentar muitos sintomas, incluindo fadiga, falta de ar, dores de cabeça e tontura, e também pode resultar em perda de cabelo. O ferro fornece oxigênio a todas as células do seu corpo, incluindo as do couro cabeludo e dos folículos capilares, e sem oxigênio suficiente, o cabelo não funciona como deveria.

Tipos e efeitos colaterais dos suplementos

Tomando ferro os suplementos podem ajudar a tratar e prevenir a anemia e a consequente perda de cabelo. No entanto, se você não for deficiente em ferro, é improvável que ingerir mais melhore a saúde do seu cabelo. Existem muitos tipos de suplementos de ferro e o mais comum é o sulfato ferroso. Outros tipos incluem fumarato ferroso, gluconato ferroso, citrato de amónio férrico e glicina ferrosa. Suplementos de ferro podem causar distúrbios digestivos na forma de náusea, diarréia, constipação e indigestão. No entanto, eles também podem causar efeitos colaterais mais sérios, como dor no peito, tontura, batimento cardíaco acelerado, rubor, erupção cutânea ou dificuldade para respirar. Se tiver algum destes problemas, procure assistência médica o mais rapidamente possível.

RDA e Sobredosagem

Tem de cumprir o limite de dieta recomendado ou RDA de ferro para garantir a saúde do seu cabelo e evitar anêmico. Para homens adultos, o RDA é de 8 mg, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Para as mulheres, a dose diária recomendada é de 18 mg até a idade de 51 anos e, em seguida, torna-se 8 mg, também de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O envenenamento por ferro é improvável, a menos que você tenha um distúrbio genético que faça com que seu corpo armazene o excesso de ferro. No entanto, se você tomar muitos suplementos, você pode desenvolver uma toxicidade e os sintomas que o acompanham, que incluem fadiga, tontura, perda de peso involuntária e um tom acinzentado em sua pele. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a Food and Drug Administration EUA afirma que o limite superior tolerável de ferro é de 45 mg por dia.

Considerações adicionais

Sempre discutir a dosagem adequada de ferro com um médico antes de começar a tomar suplementos. Além disso, pergunte sobre como e quando tomar os suplementos e avise-o sobre quaisquer outros medicamentos que você tomar ou condições ou doenças que você possa ter. Se estiver com perda de cabelo ou tiver notado alterações na aparência, espessura ou textura do seu cabelo, consulte seu médico.