O plasma sanguíneo contém anticorpos, um tipo de proteína que pode combater uma substância considerada estranha ao corpo do hospedeiro. O corpo fabrica anticorpos para corresponder a antígenos naturais herdados através do DNA. Antígenos estranhos, ocasionalmente introduzidos por meio de gravidez ou transfusões de sangue, também fazem com que o organismo produza anticorpos. Como chaves para uma fechadura, os anticorpos circulam no plasma sanguíneo, prontos para se defender contra o seu correspondente antígeno.
Anticorpos Naturais
No nascimento, o DNA configura todos os códigos celulares que definem a composição do antígeno de uma pessoa. . Se o antígeno A estiver presente, por exemplo, então o anticorpo chamado anti-A, se infundido através de uma transfusão de plasma, se ligará a esse antígeno como uma chave se encaixa em uma fechadura. Uma vez que o anti-A tenha “travado” no antígeno A, a célula é incapaz de funcionar e é removida pelo corpo.
Karl Landsteiner descobriu que os anticorpos do tipo sanguíneo natural ocorrem em opostos. Se o sangue for o antígeno do grupo A, então o anticorpo plasmático circulante será anti-B. Se o sangue for o antígeno do grupo B, o anticorpo plasmático circulante será anti-A. Se o sangue for o grupo de antígenos O, os anticorpos circulantes serão ambos anti-A e anti-B. Se o sangue for do antígeno do grupo AB, nem anti-A ou anti-B estará presente no plasma do paciente.
Anticorpos estimulados
Uma mulher grávida pode formar anticorpos em seu plasma quando o feto desenvolve o seu próprio antígenos geneticamente herdados. Se esses antígenos são “estranhos” para a mãe, ela formará anticorpos contra eles.
O anticorpo mais comum formado é o fator anti-D ou anti-Rh. Mães que são Rh negativo não possuem o antígeno D e, portanto, quando o bebê o possui, seu corpo produzirá o anticorpo anti-D.
Segundo a American Pregnancy Association, mulheres que são Rh negativo devem receber Imunoglobulina Rh às 28 semanas de gestação para prevenir a formação do anticorpo anti-D. Se o bebê nascer com Rh ou D positivo, ela deve receber outra dose de imunoglobulina Rh. O anticorpo anti-D é o único anticorpo evitável detectável durante a gravidez.
Outros anticorpos estimulados que circulam no plasma provêm da recepção ou exposição a antigénios sanguíneos. Uma transfusão de sangue da população geral expõe o receptor a antígenos sanguíneos estranhos. Os cientistas que descobriram os anticorpos geralmente tinham seus nomes associados às descobertas, e existem centenas, possivelmente milhares, de antígenos produtores de anticorpos. Karl Landsteiner liderou a pesquisa sobre os anticorpos plasmáticos e os antígenos correspondentes.
Outros anticorpos Nem todos os anticorpos plasmáticos estão associados com bancos de sangue e tipagem sanguínea. Anticorpos também são formados para substâncias como vírus e alérgenos. Anticorpos foram criados artificialmente em seres humanos que são colhidos e se tornam vacinas. Alguns anticorpos detectados em exames de sangue de laboratório podem mostrar que um paciente foi infectado pelo HIV, por exemplo.
, , ] ]