A anemia é um termo geral para a falta de glóbulos vermelhos saudáveis no organismo. A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e ocorre devido a quantidades inadequadas de ferro no organismo. A anemia por deficiência de ferro geralmente se desenvolve como resultado da perda de sangue. A doença de Crohn, uma condição digestiva crônica caracterizada pela inflamação do trato gastrointestinal, geralmente leva à perda de sangue.
Fisiologia
Seus glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os tecidos de seu corpo, bem como removem o dióxido de carbono de eles. No centro de cada glóbulo vermelho encontra-se uma proteína rica em ferro chamada hemoglobina. De acordo com “Nutrition and You”, de Joan Salge Blake, dois terços do ferro em seu corpo estão localizados na sua hemoglobina. Se você não tem ferro suficiente, você não pode criar glóbulos vermelhos saudáveis. Normalmente, seu corpo reutiliza a maior parte do ferro que você tem disponível para construir glóbulos vermelhos. Quando você perde sangue, você perde uma quantidade significativa de ferro e glóbulos vermelhos não podem ser feitos corretamente.
Doença de Crohn e perda de sangue
A doença de Crohn pode causar inflamação em qualquer área do trato digestivo, embora comumente afeta a área inferior do intestino delgado chamado íleo. A inflamação associada à doença de Crohn freqüentemente causa diarréia crônica, dor e sangramento retal. MayoClinic.com observa que a perda de sangue é a causa mais comum de anemia por deficiência de ferro nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. A doença de Crohn pode causar complicações que resultam em uma quantidade significativa de perda de sangue, levando à anemia por deficiência de ferro. Uma das complicações mais comuns da doença de Crohn são as úlceras, ou feridas abertas, ao longo do trato digestivo. Quando as úlceras se desenvolvem, causam uma quantidade significativa de hemorragia interna. Ocasionalmente, o sangue aparecerá em suas fezes. A doença de Crohn também pode causar fissuras anais, que são um corte ou rachadura na pele do ânus. Fissuras anais também podem levar a uma perda significativa de sangue.
Tratamento O tratamento para a anemia por deficiência de ferro causada pela doença de Crohn concentra-se em reabastecer as reservas de ferro, bem como no controle da doença de Crohn. As reservas de ferro podem ser corrigidas através da suplementação oral de ferro ou aumento da ingestão dietética. Se a perda de sangue é grave, transfusões de sangue podem ser necessárias para repor a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Além de reabastecer as reservas de ferro, é importante parar o sangramento do trato intestinal. Seguir os passos para controlar a doença de Crohn pode ajudar a reduzir os sintomas e permitir a cicatrização de úlceras e fissuras. | Gerenciando a doença de Crohn
Atualmente, não há cura para a doença de Crohn. O tratamento se concentra na redução da inflamação, o que pode ajudar a aliviar os sintomas e reduzir as complicações. Seu médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios ou supressores do sistema imunológico. Se a doença de Crohn for grave, a cirurgia para remover parte do intestino pode ser necessária.