casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A carne vermelha pode aumentar as plaquetas?

As plaquetas são um tipo de célula sanguínea, mas são significativamente menores do que as células vermelhas do sangue e constituem apenas uma pequena fração do seu volume sangüíneo total. As plaquetas são projetadas para ajudar a prevenir o sangramento. Baixos níveis sanguíneos de plaquetas, conhecidos como trombocitopenia, aumentam o risco de hematomas e hemorragias. Enquanto a carne vermelha pode ajudar a aumentar os glóbulos vermelhos, ela não afeta a contagem de plaquetas.

Plaquetas

Embora as células chamadas, plaquetas são fragmentos de células produzidas em sua medula óssea. Seu principal papel em seu corpo é coagular o sangue e parar o sangramento. As plaquetas contêm proteínas em sua superfície, o que permite que se colem umas às outras. Eles também liberam proteínas que ajudam a formar plugues para selar quebras nas paredes dos vasos sanguíneos. Uma contagem normal de plaquetas varia de 150.000 a 350.000 por microlitro de sangue.

Baixa contagem de plaquetas

As baixas contagens de plaquetas geralmente ocorrem devido a uma doença subjacente, como a leucemia, ou como um efeito colateral da medicação. Uma baixa contagem de plaquetas aumenta o risco de sangramento e hematomas. Se o seu sangramento não parar, você deve procurar atendimento médico imediatamente. A maioria dos casos de baixa contagem de plaquetas é leve e não requer tratamento. Em casos mais graves, geralmente é necessário tratar a causa subjacente da baixa contagem de plaquetas. Transfusões de sangue às vezes também são necessárias. Uma contagem de plaquetas inferior a 10.000 por microlitro de sangue pode levar a hemorragia interna nos intestinos ou no cérebro, o que pode ser fatal.

Carne vermelha

Carne vermelha inclui qualquer tipo de carne que é de cor escura antes cozinhar, como carne bovina, cordeiro e porco. Estes tipos de carnes são uma boa fonte ou ferro heme, uma forma altamente absorvível de ferro. Por exemplo, uma porção de 3 onças de mandril de carne bovina contém 3,2 miligramas de ferro heme, e uma porção de 3 onças de lombo de porco contém 0,8 miligramas. O ferro é um mineral necessário para produzir glóbulos vermelhos. Homens e mulheres adultos com mais de 51 anos precisam de 8 miligramas de ferro por dia, e mulheres adultas entre 19 e 50 anos precisam de 18 miligramas de ferro por dia. A anemia por deficiência de ferro é o distúrbio nutricional mais comum no mundo, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. Devido ao seu teor de ferro, comer carne vermelha pode ajudar a aumentar a produção de glóbulos vermelhos, mas não parece aumentar a contagem de plaquetas.

Aumentar a contagem de plaquetas

Não é recomendada qualquer dieta ou alimento especial para ajudar a aumentar a contagem de plaquetas . No entanto, é recomendável que você limite sua ingestão de álcool, pois pode diminuir sua contagem de plaquetas. Você também pode querer incluir fontes alimentares de vitamina K, como espinafre, couve ou brócolis, para ajudar a promover a coagulação do sangue se você tiver uma baixa contagem de plaquetas.

, , ] ]