casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Neuropatia do Pé, Fígado Gorduroso e Sobrecarga de Ferro

Seu corpo precisa de ferro para fabricar glóbulos vermelhos, produzir energia e combater infecções. No entanto, se você recebe muito ferro, ele é armazenado em seus tecidos moles, onde pode desencadear a geração de radicais livres tóxicos. O excesso de ferro se acumula em vários locais - coração, pâncreas, rins, sistema nervoso e fígado -, portanto a sobrecarga de ferro pode causar sintomas relacionados a órgãos e tecidos específicos ou ao corpo como um todo. A sobrecarga de ferro pode resultar de condições genéticas bem definidas ou de anormalidades metabólicas que ainda não são completamente compreendidas.

Hemocromatose

A hemocromatose hereditária é um distúrbio genético que afeta 1 em cada 200 indivíduos. Descendente da Europa do Norte, com 1 em 10 sendo portadores do gene. Os efeitos da hemocromatose muitas vezes não são aparentes até que você atinja a meia-idade, quando anos de acúmulo de ferro finalmente começam a danificar seus órgãos. A doença hepática é a complicação mais comum da hemocromatose, mas outros tecidos, assim como seus nervos, estão frequentemente envolvidos. Fígado gorduroso e neuropatia periférica foram identificados em pacientes com hemocromatose.

Sobrecarga de Ferro Dismetabólica

A síndrome metabólica é uma condição definida pela presença de três das seguintes características: hipertensão arterial, triglicérides elevados, obesidade abdominal e resistência à insulina. A síndrome metabólica é considerada um estado “pré-diabético” e o fígado gorduroso é geralmente aceito como sendo uma manifestação hepática desse distúrbio. De acordo com uma revisão de agosto de 2008 no "World Journal of Gastroenterology", a sobrecarga de ferro é um achado comum em pacientes com síndrome metabólica e doença hepática gordurosa, e essa combinação de achados é agora chamada de sobrecarga de ferro dismetabólica. Em alguns casos, a sobrecarga de ferro dismetabólica se assemelha a hemocromatose em sua gravidade.

Neuropatia diabética

A sobrecarga de ferro severa freqüentemente afeta seu pâncreas e, se não tratada, eventualmente leva a insuficiência pancreática e diabetes. " - pigmentação excessiva da pele e insuficiência pancreática - é um achado clássico na hemocromatose não tratada. Diabetes causado por sobrecarga de ferro está associado com os mesmos problemas que são vistos em outras formas de diabetes, incluindo a neuropatia periférica. Nos tempos modernos, o diabetes devido à sobrecarga de ferro é incomum, já que o dano pancreático pode ser evitado pela "doação" de sangue para reduzir os níveis de ferro.

Considerações

A sobrecarga de ferro ocorre em vários contextos e Sua gravidade varia de acúmulo muito leve de ferro em tecidos específicos, como o fígado, até a deposição generalizada e acentuada do excesso de ferro em vários locais do corpo. A sobrecarga de ferro tem sido associada ao fígado gordo e à neuropatia periférica em certos distúrbios - hemocromatose hereditária -, mas o espectro de sobrecarga de ferro é tão amplo que o fígado gorduroso e a neuropatia também podem ser observados em pessoas com sobrecarga de ferro dismetabólica. Se você tem fígado gorduroso, sobrecarga de ferro e neuropatia periférica, mais avaliações são necessárias para descartar a hemocromatose e determinar seu melhor tratamento.

, , ] ]