A anemia por deficiência de ferro começa a se desenvolver nos estágios iniciais da doença renal. A anemia piora à medida que a doença renal se agrava e quase todos com insuficiência renal terminal apresentam anemia, de acordo com o NIDDK. A doença renal terminal ocorre quando os pacientes têm cerca de 10% do funcionamento renal remanescente. Os médicos geralmente realizam avaliação regular da anemia em pacientes em diálise e para pacientes à espera de transplantes renais.
Tratamento de anemia por deficiência de ferro em pacientes com doença renal
Pacientes com anemia por causa de rins doentes são tratados com eritropoietina sintética e suplementos de ferro, de acordo com NIDDK. EPO geralmente é injetado sob a pele duas ou três vezes por semana. Pacientes que não toleram injeções de EPO podem receber o hormônio por via intravenosa. O registro de EPO em pacientes com baixos níveis de ferro não ajuda a tratar a anemia. Suplementos de ferro também precisam ser administrados em pacientes com anemia devido a doença renal. EPO e ferro trabalham juntos para aumentar o número de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue.
Sintomas de anemia em pacientes com a doença renal
Os pacientes com doença renal precoce desenvolvem sintomas leves de anemia, que mais tarde se agravam a doença renal progride. Os sintomas da anemia se desenvolvem devido à redução do transporte de oxigênio para os tecidos e órgãos pelas hemácias. Os pacientes com anemia desenvolvem sintomas como fadiga, pele pálida, falta de ar, dor de cabeça, fraqueza, batimento cardíaco irregular, mãos e pés frios, unhas quebradiças, tontura e fraqueza, de acordo com MayoClinic.com. Eritropoietina
Suplementos orais de ferro podem causar irritação do estômago e manchas nos dentes. Os pacientes devem tomar suplementos orais de ferro com alimentos. Usar um canudo para tomar suplementos de ferro líquido também pode diminuir a coloração dos dentes. O efeito colateral comum da EPO é dor e irritação no local da injeção. O efeito colateral adverso da EPO é a superestimulação da medula óssea, que leva à superprodução de hemácias e ao aumento da espessura do sangue. Alguns pacientes também podem desenvolver reações alérgicas graves após tomar ferro e EPO.