O ferro é um mineral vital que funciona para transportar oxigênio no sangue, produzir energia e combater infecções em seu corpo. O ferro é encontrado no sangue e armazenado em vários órgãos, como o fígado. Embora a maioria dos indivíduos saudáveis consiga atingir o consumo recomendado de ferro através da dieta, várias condições médicas podem fazer com que os níveis de ferro no sangue e o fígado fiquem altos ou baixos demais.> O ferro no corpo pode ser encontrado ligado à hemoglobina, ligado a proteínas, não ligado ou armazenado no fígado, observa o Iron Disorders Institute. O ferro ligado à hemoglobina também é conhecido como "ferro funcional" e é a parte de seus glóbulos vermelhos que transporta oxigênio por toda a corrente sanguínea. O ferro ligado é ligado ao ferro transportando proteínas no sangue, como lactoferrina e transferrina, que transportam o ferro por todo o corpo. Não ligado, ou ferro livre, não está vinculado a nenhuma proteína e pode ser perigoso para o seu corpo, se se acumula.
Ferritina
Ferritina é a forma armazenada de ferro em seu corpo. É armazenado no fígado, pâncreas e coração. A ferritina é armazenada até que seja necessária pelo organismo, como para a produção de glóbulos vermelhos ou para combater infecções.
Testar
Um teste de sangue é usado para determinar a quantidade de ferritina no corpo. O exame de sangue também medirá sua hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio, capacidade total de ligação de ferro, saturação de transferrina e capacidade de ligação de ferro não ligada para ajudar a determinar a causa subjacente de níveis anormais de ferritina. A faixa normal de ferritina para homens é de 12 a 300 nanogramas por mililitro, ng /mL, e para mulheres é de 12 a 150 ng /mL, de acordo com testes de laboratório on-line.
Causas de níveis anormais de ferritina
Baixos níveis de ferritina podem ser resultado de anemia por deficiência de ferro, períodos menstruais intensos, sangramento do trato gastrintestinal crônico e certos distúrbios intestinais associados à absorção reduzida de nutrientes.
Altos níveis de ferritina podem ser causados pela hemocromatose, cirrose, anemia hemolítica e transfusões sanguíneas frequentes. Os níveis de ferritina também podem ser aumentados agudamente por inflamação, condições autoimunes, infecções crônicas e certos tipos de câncer. De acordo com o National Digestive Diseases Information Clearinghouse, ou NDDIC, a hemocromatose é a causa mais comum de altos níveis de ferritina no organismo. Pode ser hereditária ou resultar de cirrose, anemia ou outras condições. A hemocromatose é caracterizada pelo aumento da absorção e armazenamento de ferro pelo organismo. Normalmente, 10% do ferro que você come é absorvido pelo organismo. No entanto, indivíduos com hemocromatose podem absorver 30 por cento do ferro, observa o NDDIC.
Insight Expert -
A Universidade de Maryland Medical Center adverte que você deve usar suplementos de ferro só deve quando prescrito pelo seu médico, devido a o risco de efeitos colaterais, interações medicamentosas ou desenvolvimento de hemocromatose.