casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

História da Massagem Shiatsu

O Shiatsu é um tipo de massagem que utiliza pontos de pressão que correspondem a órgãos e vias de energia por todo o corpo. Seu objetivo é revigorar o sistema circulatório e diminuir a tensão muscular. Enraizada em antigas tradições japonesas e chinesas, a massagem Shiatsu contribui para o relaxamento e a melhoria da saúde, de acordo com a Shiatsu Society. O sistema Namikoshi e o Zen Shiatsu são dois derivados da massagem shiatsu tradicional.

Origens antigas

A massagem shiatsu evoluiu de Anma, uma antiga forma de massagem japonesa, e a acupuntura, uma forma de terapia chinesa. A prática do Anma envolve bater, esfregar e aplicar pressão em diferentes pontos do corpo, estimulando e influenciando os sistemas muscular e circulatório. Tamai Tempaku inventou a massagem Shiatsu no início do século 20, e o governo japonês a reconheceu como uma forma de terapia médica em 1964. Desde os anos 1940, muitas escolas de massagem Shiatsu - incluindo o sistema Namikoshi e o Zen Shiatsu - desenvolveram em todo o mundo.

Shi e Ki

Em japonês, "shi" significa dedo e "atsu" significa pressão. A massagem shiatsu envolve aplicação de pressão, manipulação corporal delicada e alongamento assistido. Ki é o termo japonês para o fluxo de energia em todo o corpo. Por milhares de anos, Ki representou a essência da vida na cultura japonesa - nutrição para o corpo, mente e espírito. A energia flui para os órgãos através de caminhos específicos ou meridianos. A prática de shiatsu se esforça para eliminar desequilíbrios de energia dentro dos sistemas de órgãos, abrindo caminho para o fluxo de energia. Diferentes pontos de pressão, ou tsubos, se relacionam com diferentes órgãos em todo o corpo. A prática se concentra nesses pontos de pressão.

Escritos chineses, que datam do primeiro século, citam cinco elementos que estão ativos em todo o corpo - fogo, terra, metal, água e madeira. Os elementos representam os tipos de forças de energia dentro do corpo. Desequilíbrios de fogo criam amargor, desequilíbrios de terra criam inveja, e desequilíbrios de metal contribuem para a depressão, de acordo com certas crenças chinesas. Um desequilíbrio na água cria medo, enquanto os desequilíbrios da madeira criam impaciência. Os cinco elementos foram introduzidos na cultura japonesa durante o século VI e influenciaram o desenvolvimento e a prática da massagem shiatsu. Práticas históricas e tradicionais concentram-se em encontrar desequilíbrios elementares e devolver energia a um estado estável.

O Sistema Namikoshi

Tokujiro Namikoshi fundou a faculdade Shiatsu do Japão em 1940, integrando a técnica tradicional à anatomia e fisiologia ocidentais. No Namikoshi Shiatsu, a compressão digital e manual são aplicadas sistematicamente a pontos de pressão específicos, confiando menos na identificação dos cinco elementos. Marilyn Monroe teria sido tratada por uma doença desconhecida por Namikoshi na década de 1950, o que contribuiu para a aceitação do sistema Namikoshi na sociedade ocidental.

Shiatsu Zen

Shisuto Masunaga, um psicólogo japonês, criou Zen Shiatsu em 1977 A forma moderna do Zen Shiatsu incorpora psicologia, pontos de pressão e neurologia na terapia. Masunaga desenvolveu exercícios para os indivíduos realizarem fora das sessões para ajudar a reduzir os desequilíbrios de energia. O Zen Shiatsu é uma mistura de filosofias orientais e ocidentais e é uma forma comum de massagem shiatsu nos Estados Unidos.