Quando você pensa em café, provavelmente pensa em cafeína. E quando você pensa em deixar seu café mais saudável, o creme pode ser a primeira coisa a ser feita. Mas o café tem um lado mais sombrio. Óleos de café foram mostrados para aumentar os níveis de colesterol, que por sua vez podem aumentar o risco de doença cardíaca. Considere a sua escolha de métodos de preparação na próxima vez que você fizer uma xícara de café.
Sobre o colesterol
Seu corpo precisa de colesterol. O colesterol ajuda a construir novas células, isolar os nervos e produzir hormônios, de acordo com o site Cholesterol Doctor. Existem dois tipos de colesterol: lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, e lipoproteína de alta densidade, ou HDL. O colesterol LDL é considerado um colesterol “ruim”, enquanto o HDL é considerado “bom”. O trabalho do HDL é levar o LDL de volta ao fígado para ser excretado para fora do corpo. Se você tem excesso de colesterol LDL circulando no sangue, ele fica nas paredes das artérias.
Ingredientes do café
Um grão de café não torrado contém ácidos, proteínas e cafeína, mas não tem sabor. A torrefação de café envolve calor para fazer uma reação química que transforma carboidratos e gorduras em óleos aromáticos, segundo o site da National Geographic. O grão de café possui óleos naturais, cafestol e kahweol, que são liberados durante esse processo. O processo de torrefação é o que dá sabor ao café.
Efeito do café no colesterol
Um dos óleos encontrados no café, o cafestol, assume o controle de um importante receptor do ácido biliar localizado nos intestinos que ajuda a regular colesterol no corpo, de acordo com o estudo de 2007 publicado na revista "Molecular Endocrinology". Ao fazê-lo, o cafestol aumenta o colesterol. Falando em uma entrevista com o site ScienceDaily.com, o pesquisador Dr. David Moore observa que o cafestol é o mais potente agente de elevação de colesterol na dieta atualmente conhecido.
Expert Insight
Um estudo publicado em 1994 no "Journal of Lipid". A pesquisa "usou café fervido para determinar o efeito da ingestão de óleos de café e colesterol. Os resultados mostraram que o cafestol elevou o colesterol sérico, assim como os triglicerídeos, e mesmo após quatro semanas não atingiu um platô. Os resultados mostraram ainda que a maior parte do aumento do colesterol estava no LDL e, ao mesmo tempo, diminuía o HDL. Outro estudo, publicado na edição de 2001 do "American Journal of Epidemiology," descobriu que o consumo de café não filtrado elevou os níveis de colesterol LDL, os níveis totais e os triglicerídeos.
Considerações
Os óleos de café suspeitos e comprovados O aumento do colesterol está presente no café não filtrado, o produto final do café fervido ou de uma prensa francesa. Café filtrado, o tipo tipicamente visto em cafeteiras tradicionais, contém muito pouco dos óleos de café. Dr. Moore menciona que os filtros de papel usados em cafeteiras prendem os óleos que aumentam o colesterol.