Antioxidantes e doenças cardíacas
Café contém altos níveis de moléculas antioxidantes que podem ajudar a prevenir muitas das doenças crônicas do envelhecimento, como doenças cardíacas, "Alzheimer's disease and cancer.", 3, [[O café é a principal fonte de antioxidantes para os americanos. Este relatório recomenda beber 1 xícara de café por dia para obter uma dose saudável de antioxidantes. O café pode aumentar temporariamente a pressão arterial, por isso, se você tem pressão alta, pode ser melhor tomar café com moderação.
Café e colesterol
Em alguns casos, o café pode aumentar os níveis de colesterol e pode contribuir para doenças cardíacas. O café contém alguns compostos que aumentam os níveis de colesterol em seu corpo. Esses compostos desaparecem quando você filtra café com cafeína por meio de um filtro de papel, mas ainda está presente em bebidas não-filtradas de café expresso. Curiosamente, o café descafeinado é particularmente rico nesses compostos que elevam o colesterol e pode elevar os níveis de colesterol significativamente mais do que o café com cafeína. Se os seus níveis de colesterol estão muito altos, você pode querer evitar café descafeinado e beber apenas bebidas de café filtradas.
Câncer
Além de proteger contra doenças cardíacas, os antioxidantes no café também podem reduzir o risco de desenvolvendo muitos tipos de cânceres comuns. Um estudo clínico publicado por "Cancer Epidemiology, Biomarkers &Prevenção ”mostra que o consumo de café está associado a uma diminuição do risco de câncer de cabeça, garganta e pescoço. Estudos similares mostram que beber café pode prevenir outros tipos de câncer, como câncer no cérebro.
Diabetes
Café também pode ajudar a prevenir o diabetes. O café pode melhorar a sensibilidade à insulina e prevenir o alto nível de açúcar no sangue. Este relatório também explica que as pessoas que bebem várias xícaras de café por dia têm 35% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
Café e gravidez
Apesar das boas notícias de que o café pode prevenir muitas condições crônicas de saúde, Há alguns efeitos potencialmente negativos do consumo de café e cafeína, particularmente para as mães grávidas. Beber café com cafeína pode aumentar o risco de baixo peso ao nascer ou ter um parto prematuro ou aborto espontâneo. Além desses riscos potenciais, o café também pode restringir o fluxo sanguíneo para o feto e causar efeitos negativos no desenvolvimento do bebê. , , ] ]