O café não só faz você se movimentar pela manhã, mas também proporciona inúmeros benefícios para a saúde, incluindo ser rico em antioxidantes e reduzir o risco de diabetes tipo 2. Além desses benefícios, o café também pode ter um efeito positivo sobre a gota, uma forma dolorosa de artrite.
Gota
Gota causa inflamação das articulações do corpo. Em indivíduos normais, o corpo decompõe um grupo de substâncias químicas chamadas purinas em ácido úrico, que é então excretado na urina. No entanto, em pessoas com gota, o corpo não se livra do ácido úrico, resultando em um aumento nos níveis sanguíneos de ácido úrico. O excesso de ácido úrico é depositado nas articulações, onde se formam cristais de urato que levam à dor, inchaço e sensibilidade.
Aumentar a ingestão de café pode levar a níveis mais baixos de ácido úrico no sangue. Cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, estudaram a relação entre a ingestão de café e os níveis de ácido úrico no sangue. Eles relataram na edição de junho de 2007 da revista “Arthritis Rheumatism” que homens e mulheres que consomem quatro ou mais xícaras de café por dia tinham níveis mais baixos de ácido úrico em comparação com os não-bebedores de café. Níveis mais altos de insulina podem contribuir para níveis mais elevados de ácido úrico no sangue, impedindo a sua excreção na urina. Uma forma de café ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico é reduzindo a secreção de insulina no corpo, causando menos insulina no sangue e maior excreção de ácido úrico. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que as mulheres que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tinham níveis mais baixos de peptídeo C, um indicador de secreção de insulina, segundo pesquisa publicada na edição de junho de 2005 da "Diabetes Care". Os níveis de peptídeo C no organismo reduzem os níveis de insulina no sangue, o que permite que o ácido úrico seja excretado na urina.
Efeitos colaterais
Se você planeja beber quatro ou mais xícaras de café por dia para reduzir risco de gota, esteja ciente de que esta quantidade de café contém uma alta quantidade de cafeína. Homens mais do que mulheres experimentam efeitos colaterais da ingestão excessiva de cafeína, incluindo insônia, batimentos cardíacos acelerados, tremores musculares e nervosismo. Se tiver algum destes sintomas, reduza o consumo de café ou cafeína de outras fontes. , , ] ]