Os rins estão localizados na parte inferior das costas e têm a forma de grãos. Embora existam dois deles, você ainda pode obter se tiver apenas um. Algumas de suas principais funções são armazenar eletrólitos, minerais e sais, e eliminar resíduos do sangue na forma de urina. Quando os rins se tornam disfuncionais, o corpo pode sentir letargia, perda de apetite, sonolência e cãibras musculares. A maneira de aumentar a função renal é fazendo alguns ajustes em sua dieta e estilo de vida.
Mantenha seu peso sob controle. Se você está com sobrepeso ou obesidade, você corre o risco de desenvolver diabetes, que é um fator de risco para doença renal. Evite alimentos de alto teor calórico, alto teor de gordura e carboidratos processados. Coma alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, carnes magras, sementes e nozes.
Faça algum exercício. O exercício pode ajudar a melhorar a circulação e a mobilidade, e pode trabalhar em conjunto com sua dieta para manter seu peso sob controle. Apontar para 30 minutos de exercício moderado, pelo menos, três dias por semana. Alguns exemplos são natação, ciclismo, corrida, musculação e caminhada. Níveis moderados de exercício devem dar a você a sensação de estar ligeiramente sem fôlego.
Controle sua pressão sangüínea. Ter pressão alta, conhecida como hipertensão, também pode contribuir para a doença renal. Para evitar que isso aconteça, mantenha a ingestão de sal em níveis baixos.
Deixe as toxinas fora de seu corpo. De acordo com a National Kidney Foundation, o uso consistente de analgésicos vendidos sem prescrição médica, medicamentos prescritos e drogas ilícitas pode causar danos aos rins. Evite tudo isso junto com alimentos que contêm produtos químicos e pesticidas.
Assista à ingestão de proteínas. Se os rins estão funcionando corretamente, os resíduos são removidos e a proteína permanece no sangue. Mas quando os rins estão fracos, a proteína não pode se separar dos resíduos. Se você tem baixa função renal, não coma quantidades elevadas, como seria o caso de uma dieta rica em proteínas. Siga as orientações de proteína RDA de 10 a 35 por cento da sua ingestão calórica diária total.