O pH da urina é uma medida da acidez relativa da sua urina. O seu médico pode precisar verificar a acidez da sua urina se você precisar tomar certos medicamentos ou tiver riscos conhecidos para a formação de pedras nos rins. Normalmente, os açúcares em seu corpo não afetam diretamente o pH da urina. No entanto, em certas circunstâncias, sua glicose pode aparecer durante o mesmo procedimento usado para verificar os níveis de pH na urina.
O Básico
Médicos verificam o pH da urina com um procedimento chamado teste de vareta, que coloca urina fresca em contato com um bastão de plástico revestido em tiras de produtos químicos especialmente formulados. Essas substâncias desencadeiam alterações detectáveis que variam de acordo com as qualidades da sua urina. A urina humana pode cair de 4,5 a 8 na escala de pH, que se estende de uma leitura altamente ácida de zero a uma leitura altamente alcalina de 14. No entanto, na maioria dos casos, o pH da urina humana é moderadamente ácido 5,5 a 6,5.
Influências dietéticas
Existem vários fatores dietéticos que podem influenciar o pH da urina. Por exemplo, a alta ingestão de vegetais, produtos lácteos ou frutas cítricas pode tornar a urina menos ácida e elevar os níveis de pH. Por outro lado, a ingestão elevada de cranberries ou várias formas de carne pode tornar a sua urina mais ácida e diminuir os seus níveis de pH. Antes de um teste de pH na urina, o seu médico pode pedir-lhe para comer uma dieta que equilibre alimentos ácidos e alcalinos. Isso minimizará mudanças sem importância médica em seu nível de pH e permitirá que seu médico detecte alterações que poderiam ter implicações potenciais à saúde.
Açúcar na urina
Quando você consome açúcar ou outros alimentos com carboidratos, seu corpo os quebra e passa um açúcar simples chamado glicose em sua corrente sanguínea. Normalmente, um hormônio da glândula do pâncreas chamado insulina permite que o corpo controle essa glicose e a entregue às células, onde ela atua como fonte de combustível. No entanto, se você tem o distúrbio do controle da glicose chamado diabetes, a glicose pode se acumular anormalmente na corrente sanguínea e passar pelos rins para a urina. Além do diabetes, as condições ou circunstâncias que podem levar à glicose na urina incluem gravidez, doença hepática, distúrbios hormonais e o uso de certos medicamentos.
Considerações
Os médicos não usam leituras de pH para detectar glicose na sua urina. Em vez disso, os palitos usados para testar os níveis de pH também contêm substâncias químicas que podem detectar a presença de glicose. Leituras adicionais tiradas desses bastões incluem a concentração de partículas na urina, os níveis de proteína na urina, a presença ou ausência de substâncias químicas relacionadas ao diabetes chamadas cetonas e a presença ou ausência de um subproduto da hemácia chamado bilirrubina. Consulte o seu médico para obter mais informações sobre o teste de pH na urina e os efeitos dos açúcares dentro do corpo. , , ] ]