Se você sofre de insuficiência renal - também chamada de insuficiência renal - seu nefrologista provavelmente terá que consultar um nutricionista renal. Pode ser necessário ajustar a sua dieta se os seus rins já não puderem filtrar várias substâncias do seu sangue. Quando se trata de uma dieta de insuficiência renal, um tamanho não serve para todos. O conselho do nutricionista é baseado em seus resultados de laboratório exclusivos para potássio, fósforo, proteína na urina e outros fatores. Nunca restrinja a ingestão de proteínas, a menos que seu nefrologista ou seu nutricionista renal o aconselhem.
Potássio
Se os níveis de potássio passarem acima de 5,0 mg /dl, você pode ser aconselhado a limitar sua ingestão de potássio. As concentrações de potássio em ambos os lados da membrana celular são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, incluindo os impulsos que fazem o coração bater. Altos níveis de potássio podem resultar em batimentos cardíacos irregulares e até em ataques cardíacos. Não existem regras rígidas e rápidas para saber quais alimentos são ricos em potássio e quais são baixos. O banco de dados do Departamento de Agricultura dos EUA é a melhor fonte de informações sobre o teor de potássio.
Alimentos com baixo teor de potássio
Em geral, um alimento que tem menos de 200 mg de potássio por porção se qualifica como um alimento com baixo teor de potássio. Isso inclui 1/2 xícara de porções de cenouras, amoras, cerejas, arroz, macarrão, uvas, cogumelos ou cebola. Enquanto um latte grande é um alimento com alto teor de potássio, 8 oz de café é um alimento com baixo teor de potássio. Alguns alimentos ricos em potássio, como batatas e abóboras, podem ser convertidos em alimentos com baixo teor de potássio, cortando-os em pequenos pedaços e encharcando-os em dez vezes o volume de água quente. Por exemplo, 2 xícaras de batatas devem ser embebidas em 20 xícaras de água. Depois de mergulhá-los por pelo menos duas horas, lave a comida completamente antes de cozinhar.
Fósforo Ao se aproximar da insuficiência renal, o nível de fósforo no sangue pode aumentar. Quando isso acontece, o excesso de fósforo começa a extrair cálcio dos ossos. Os danos aos ossos podem ser evitados tomando um medicamento chamado aglutinante de fósforo e restringindo a ingestão de fósforo na dieta. Alimentos com alto teor de fósforo que devem ser ingeridos com moderação incluem produtos lácteos, cerveja, refrigerantes, chocolate, feijão e lentilhas.
Proteína
Durante os estágios iniciais da doença renal crônica, você pode ter sido aconselhado a limitar sua ingestão de proteínas para preservar a função renal. Alguns nefrologistas sugerem substituir parte da carne, frango, feijão e produtos de soja que você normalmente consumiria com frutas, verduras e carboidratos. Este conselho freqüentemente muda à medida que você se aproxima da insuficiência renal; os pacientes são freqüentemente aconselhados a ingerir mais proteínas para que possam se curar de transplantes ou fazer a transição para diálise com mais facilidade.
, , ] ]