Diminuir a ingestão de sal
Uma dieta com baixo teor de sal deve ser seguida se o inchaço das mãos ou dos pés estiver presente. A American Heart Association recomenda consumir não mais do que 1500mg de sódio por dia. Você pode reduzir a quantidade de sódio em sua dieta, evitando alimentos processados, que tendem a ser ricos em sódio, e escolhendo alimentos frescos em vez disso. Em particular, alimentos enlatados, caldos, sopas, salgadinhos, batatas fritas e condimentos geralmente contêm mais sódio. Procure alimentos rotulados com “baixo teor de sódio”, o que significa que contém menos de 140mg de sódio. Também evite adicionar sal aos alimentos. Apenas ¼ colher de chá de sal adiciona 600mg de sódio, que é quase metade do seu consumo diário de sal.
Limite de Consumo de Proteína
O consumo de proteína deve ser limitado naqueles com proteinúria, uma condição na qual a proteína está presente na urina. A proteinúria é perigosa porque pode danificar o rim e até mesmo causar insuficiência renal. Também contribui para o inchaço do corpo devido à perda de proteínas. MedlinePlus recomenda uma ingestão moderada de proteína de cerca de um grama de proteína por quilograma de peso corporal por dia.
Suplementação de vitamina D
A suplementação de vitamina D pode ser necessária para pacientes com nefrite membranosa crônica que não responde ao tratamento . A vitamina D é convertida em sua forma ativa, a 1,25-di-hidroxivitamina D, no rim. Na doença renal crónica, a capacidade do rim para sintetizar esta vitamina é reduzida, pelo que a suplementação é por vezes necessária. O consumo dietético recomendado de vitamina D é de 15mcg por dia para adultos com idades entre 19 e 70 anos e 20mcg por dia para adultos com 71 anos ou mais. Reduzir Gordura e Colesterol Uma dieta com pouca gordura e baixo teor de colesterol deve ser seguido para evitar elevação adicional dos níveis de colesterol associados à nefrite membranosa e para diminuir o risco de eventos cardiovasculares. A modificação dietética sozinha, no entanto, não reduzirá seu colesterol, pois é causada principalmente por um aumento na síntese de colesterol pelo fígado e não por causa da dieta. Gorduras saturadas devem ser evitadas, assim como alimentos ricos em colesterol. Isso inclui alimentos como ovos, leite integral, manteiga, cortes gordurosos de carne e frituras. Seu médico pode recomendar uma medicação para baixar o colesterol, como uma estatina, para manter seus níveis de colesterol sob controle.