casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Nutrição e Dieta para Nefrite Membrana Crônica

A nefrite membranosa é um distúrbio auto-imune do rim. Um distúrbio auto-imune é uma condição na qual o sistema imunológico confunde as células do próprio corpo com um invasor estranho e cria complexos imunes contra eles. Na nefrite membranosa, os complexos imunes são depositados dentro das paredes dos capilares no interior do rim. Isso faz com que as paredes dos capilares engrossem, diminuindo sua capacidade de filtrar o sangue. Como o rim se torna incapaz de filtrar o sangue, as proteínas escapam dos capilares, resultando em pressão alta, retenção de líquidos, colesterol alto e proteínas na urina. O tratamento inclui corrigir a condição subjacente, bem como fazer várias mudanças na dieta.

Diminuir a ingestão de sal

Uma dieta com baixo teor de sal deve ser seguida se o inchaço das mãos ou dos pés estiver presente. A American Heart Association recomenda consumir não mais do que 1500mg de sódio por dia. Você pode reduzir a quantidade de sódio em sua dieta, evitando alimentos processados, que tendem a ser ricos em sódio, e escolhendo alimentos frescos em vez disso. Em particular, alimentos enlatados, caldos, sopas, salgadinhos, batatas fritas e condimentos geralmente contêm mais sódio. Procure alimentos rotulados com “baixo teor de sódio”, o que significa que contém menos de 140mg de sódio. Também evite adicionar sal aos alimentos. Apenas ¼ colher de chá de sal adiciona 600mg de sódio, que é quase metade do seu consumo diário de sal.

Limite de Consumo de Proteína

O consumo de proteína deve ser limitado naqueles com proteinúria, uma condição na qual a proteína está presente na urina. A proteinúria é perigosa porque pode danificar o rim e até mesmo causar insuficiência renal. Também contribui para o inchaço do corpo devido à perda de proteínas. MedlinePlus recomenda uma ingestão moderada de proteína de cerca de um grama de proteína por quilograma de peso corporal por dia.

Suplementação de vitamina D

A suplementação de vitamina D pode ser necessária para pacientes com nefrite membranosa crônica que não responde ao tratamento . A vitamina D é convertida em sua forma ativa, a 1,25-di-hidroxivitamina D, no rim. Na doença renal crónica, a capacidade do rim para sintetizar esta vitamina é reduzida, pelo que a suplementação é por vezes necessária. O consumo dietético recomendado de vitamina D é de 15mcg por dia para adultos com idades entre 19 e 70 anos e 20mcg por dia para adultos com 71 anos ou mais. Reduzir Gordura e Colesterol Uma dieta com pouca gordura e baixo teor de colesterol deve ser seguido para evitar elevação adicional dos níveis de colesterol associados à nefrite membranosa e para diminuir o risco de eventos cardiovasculares. A modificação dietética sozinha, no entanto, não reduzirá seu colesterol, pois é causada principalmente por um aumento na síntese de colesterol pelo fígado e não por causa da dieta. Gorduras saturadas devem ser evitadas, assim como alimentos ricos em colesterol. Isso inclui alimentos como ovos, leite integral, manteiga, cortes gordurosos de carne e frituras. Seu médico pode recomendar uma medicação para baixar o colesterol, como uma estatina, para manter seus níveis de colesterol sob controle.