Os rins removem resíduos e regulam a pressão sangüínea e o equilíbrio de sal. Quando os rins não funcionam adequadamente, surgem sintomas como inchaço, excesso de micção, falta de ar e dificuldades cardiovasculares. Se esses problemas forem ignorados, a insuficiência renal pode levar à doença cardíaca ou mesmo à morte. Juntamente com os muitos tratamentos disponíveis para combater a doença renal, você pode ser proativo e seguir uma dieta renal, comer certos alimentos que suportam a função renal saudável.
Diuréticos Naturais
Vários alimentos têm propriedades diuréticas, que promovem saudáveis micção e reduzir o inchaço que pode ser o resultado de doença renal. Use salsa, melancia aipo, tomate, uvas, pepino, erva-de-leão e erva-doce para aliviar o inchaço por todo o corpo. Quando há menos inchaço, sua pressão arterial também pode ser reduzida. Antes de consumir grandes quantidades de alimentos diuréticos, entre em contato com um profissional de saúde, especialmente se você tomar diuréticos ou medicamentos para pressão alta.
Abacaxi
Abacaxi é alta na enzima natural, bromelaína, que tem a fama de lutar inflamação. No caso da doença renal, a bromelaína pode ajudar a reduzir os depósitos de amilóide nos rins, embora haja poucas evidências dessa afirmação, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland em um relatório de 2008 sobre a amiloidose. O amilóide é um tipo de proteína que se desenvolve em todo o corpo à medida que se envelhece e leva à amiloidose, uma condição incurável. A bromelaína é muitas vezes tomada em conjunto com o turneric, um tempero com propriedades anti-inflamatórias, que aumenta a ação de ambos os suplementos, acrescenta UMMC. Bromelaína e açafrão podem diluir o sangue, por isso não usá-los se você tomar medicamentos para diluir o sangue, a menos que sob a supervisão de um profissional de saúde.
Cranberries
Cranberries e suco de cranberry têm sido utilizados na tratamento de infecções do trato urinário. Cranberries são ricos em vitamina C, antocianinas, um potente composto anti-inflamatório e potássio, sódio e fósforo. Esses minerais são essenciais para a função renal adequada e para equilibrar a pressão sanguínea, uma das principais funções do rim. Além disso, cranberries e suco de cranberry podem prevenir e dissolver pedras nos rins, de acordo com um estudo sobre o assunto publicado no British Journal of Urology em 2003. Se você beber suco de cranberry, use apenas concentrado sem açúcar e dilua com 1 parte de concentrado para 3 partes água para igual a 1 qt. total, aconselha o estudo. Beba essa quantidade diariamente ao longo do dia. Cranberries são considerados seguros para uso em infecções agudas do trato urinário, mas podem causar efeitos colaterais invisíveis para aqueles com doença renal. Não use cranberries ou suco de cranberry medicinalmente se você tem doença renal ativa sem primeiro consultar o seu médico.
Bagas
Blueberries, framboesas e morangos são todos os alimentos para incluir em uma dieta renal. Todos eles contêm antocianinas, o composto que dá às bagas sua cor púrpura avermelhada. As antocianinas são ricas em nutrientes que reduzem a inflamação nos tecidos. Todos os três tipos de bagas são ricos em vitamina C, fósforo, potássio, sódio e manganês. Framboesas também são ricos em antioxidantes, bem como fibras e folato. Eles são conhecidos por retardar o crescimento de tumores cancerígenos. A maioria das bagas é rica em minerais essenciais, que são necessários para a função renal saudável; no entanto, eles podem causar problemas em certos tipos de doença renal, onde o consumo de minerais deve ser reduzido. Consulte o seu médico antes de usar bagas em grandes quantidades para fins medicinais.