A doença renal afeta milhões de americanos, mas poucos sinais ou sintomas indicam o início da doença. Conforme a doença progride, os sintomas podem ser facilmente ignorados ou confundidos com outras condições. Conscientização e reconhecimento de sinais precoces de doença renal podem significar a diferença entre detecção precoce e tratamento e insuficiência renal resultando em diálise, transplante ou até mesmo a morte.
Sinais de alerta
A National Kidney Foundation (NKF) inclui um lista de 6 sinais de alerta para doença renal, incluindo pressão alta, sangue e /ou proteínas na urina, resultados laboratoriais anormais, como creatinina alta ou nitrogênio ureico no sangue (BUN) ou uma baixa taxa de filtração glomerular (TFG). Estes sintomas podem sinalizar que os rins ficaram danificados e deixaram de funcionar para remover os resíduos para manter a saúde.
O Programa Nacional de Educação para a Doença Renal (NKDEP) diz que certos grupos apresentam um risco maior, incluindo aqueles com diabetes ou hipertensão arterial ou história familiar de doença renal. Algumas populações, como afro-americanos e hispano-americanos, correm maior risco de desenvolver diabetes e pressão alta, portanto com alto risco de doença renal. Outros grupos em risco incluem asiáticos, nativos americanos e ilhéus do Pacífico.
Sintomas
De acordo com a doença renal precoce NKDEP raramente causa quaisquer sintomas. No entanto, os sintomas que podem desenvolver-se à medida que a doença progride revelam-se vagos e podem ser ignorados ou confundidos com outras condições. Uma pessoa pode ficar mais cansada do que o habitual ou ter dificuldade em se concentrar, muitas vezes com diminuição do apetite e pele seca e com coceira. Os distúrbios do sono podem incluir cãibras musculares noturnas.
O teste é a chave
O NKF e o NKDEP relatam que a única maneira de saber com certeza se você tem doença renal inclui exames de sangue e urina. A NKF recomenda que pessoas com diabetes, hipertensão arterial, outros tipos de doenças cardíacas ou qualquer um que tenha histórico familiar de doença renal sejam testados regularmente. Os testes incluem sangue para creatinina e uréia e uréia para proteína.
A doença renal é progressiva e pode levar à insuficiência renal. Esta condição de risco de vida requer tratamento para manter a vida; diálise para limpar o sangue ou transplante para substituir o órgão danificado. A doença renal também danifica outros órgãos, como o coração. Quanto mais cedo for encontrado, os tratamentos anteriores podem ser iniciados e as complicações evitadas.
, , ] ]