casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O gengibre pode ajudar você a perder peso?

Você pode estar familiarizado com o gengibre como ingrediente de torta de abóbora ou biscoitos de gengibre, mas também tem uma longa história de uso na medicina chinesa e ayurvédica como tratamento para aliviar a artrite. sintomas frios e náusea. A forma como o gengibre afeta a digestão também torna possível uma ajuda para perda de peso que pode suprimir a fome e moderar os níveis de açúcar no sangue.

Pesquisa preliminar sugere que o gengibre ajuda a estabilizar o açúcar no sangue em pessoas com tipo 2 diabetes. Flutuações bruscas no nível de açúcar no sangue podem levar a desejos, fome extrema e dessensibilização à insulina, que podem causar excessos. Em um estudo de 2015 publicado no Jornal Iraniano de Pesquisa Farmacêutica, os participantes com diabetes tipo 2 que consumiram gengibre em pó diariamente por 12 semanas experimentaram níveis reduzidos de açúcar no sangue em jejum. Um estudo de 2014 publicado no International Journal of Food Science and Nutrition relatou que o gengibre tomado diariamente por oito semanas ajudou a reduzir a sensibilidade à insulina e os níveis de açúcar no sangue em jejum em diabéticos tipo 2. Apesar desses resultados promissores, estudos maiores e adicionais são necessários para confirmar se o gengibre é eficaz para pessoas com diabetes.

Gengibre ajuda você a se sentir satisfeito

Ginger pode ajudar a diminuir o apetite, o que facilita o corte de calorias. A revista Metabolism publicou um estudo em 2012 que demonstrou que uma bebida quente de gengibre contendo 2 gramas de pó de gengibre consumido após uma refeição reduz a sensação de fome por até seis horas. A bebida de gengibre também parecia aumentar o número de calorias que o corpo usava para digerir a refeição inicial, conhecido como efeito térmico dos alimentos. Este pequeno estudo é promissor, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar os resultados.

Gengibre para tratamento da obesidade e perda de peso

Estudos em animais indicam que o gengibre, quando usado em conjunto com outras terapias, pode ser um maneira de tratar a obesidade. Uma edição de 2014 do Jornal da Ciência e Alimentação da Agricultura, testou o efeito do gingerol - o principal componente do gengibre - sobre o peso corporal em ratos obesos. Após 30 dias, os ratos experimentaram uma redução significativa no peso corporal, bem como melhores níveis de leptina - o hormônio que sinaliza a saciedade - e insulina.

Outro estudo realizado em ratos e publicado em uma edição de 2013 da Europa Revisão para Ciências Médicas e Farmacológicas comparou os efeitos de um suplemento de gengibre e Orlistat, um medicamento que promove a perda de peso. Após quatro semanas, o gengibre e o Orlistat tiveram efeitos significativos similares na redução do peso corporal. O gengibre também melhorou o nível de bom colesterol no sangue dos ratos.

No entanto, ainda é cedo para dizer se o gengibre tem ou não os mesmos benefícios de perda de peso em humanos.

Precauções em Tomar Gengibre