casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Benefícios para a saúde de sementes de urucum e folhas

Bixa orellana, comumente referido como urucum, é um arbusto que é nativo da América do Sul e Central, bem como o Caribe. O urucum cresce ramos e vagens espinhosas, laranja-avermelhadas, em forma de coração; cada vagem contém aproximadamente 50 sementes. As tribos da floresta tropical usaram sementes de urucum e folhas para uma variedade de fins medicinais durante séculos. Como com qualquer produto à base de plantas, você deve conversar com seu médico antes de consumir sementes de urucum e /ou folhas.

Benefícios nutricionais de acordo com Phyllis Balch em seu livro Receita de Cura Nutricional, urucum contém aminoácidos ácidos, cálcio, ferro e fósforo, bem como vitaminas B-2 e B-3. O urucum também contém beta-caroteno e vitamina C, que são ambos potentes antioxidantes que ajudam a prevenir danos induzidos por radicais livres nas células e no DNA. Além disso, urucum contém os fitoquímicos cianidina, ácido elágico, ácido salicílico, saponinas e taninos. Fitoquímicos são compostos encontrados naturalmente em plantas que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos.

Benefícios compartilhados das sementes e folhas

As sementes e folhas de urucum têm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Além disso, Balch afirma que as sementes e folhas de urucum ajudam a proteger e fortalecer os rins. O urucum também é dito para promover a saúde do sistema digestivo e é usado para aliviar a constipação, indigestão, azia e desconforto no estômago causado pelo consumo de alimentos condimentados. O urucum tem sido tradicionalmente usado como afrodisíaco e para promover a perda de peso, bem como para tratar febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobras venenosas. Estes usos são baseados em evidências não científicas e não científicas, no entanto.

Sementes de urucum são usados ​​para ajudar a tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado e reduzir a inflamação do fígado. Eles também pretendem reduzir os níveis de colesterol total, reduzir a pressão arterial e tratar o edema. Além disso, as sementes têm propriedades expectorantes - o que significa que elas ajudam a limpar o muco dos pulmões. Portanto, eles podem ser benéficos para distúrbios relacionados à mucosa, como asma, bronquite e tosse. Raintree Nutrition adverte que as sementes podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, no entanto, para que as sementes não devem ser consumidas por diabéticos.

Benefícios específicos de folhas

folhas de urucum secas são referidos como achiotec e são um herbário popular remédio na medicina herbal peruana hoje. A Achiotec é usada para reduzir a inflamação; baixar a pressão alta e o colesterol alto; e para tratar distúrbios da próstata, cistite e obesidade. De acordo com Raintree Nutrition, para fazer o achiotec, ferva oito a 10 folhas em 1 litro de água por 10 minutos e deixe esfriar. Beba três vezes ao dia. O líquido achiotec também pode ser aplicado topicamente para promover a cicatrização de feridas, limpar infecções da pele e tratar queimaduras. Apesar da suposta segurança das sementes e folhas de urucum, os supostos benefícios para a saúde baseiam-se no uso histórico e não em fatos científicos.