O índice glicêmico é uma escala que classifica os carboidratos de acordo com o efeito que eles têm sobre o açúcar no sangue. Embora o índice glicêmico seja uma ferramenta útil para dieters, se você tem uma condição médica como diabetes, a American Diabetes Association afirma que combinar a contagem de carboidratos com o índice glicêmico é uma ferramenta poderosa para gerenciar os níveis de açúcar no sangue. Como adoçante de carboidratos, o néctar de agave tem um lugar no índice glicêmico.
De acordo com o All About Agave, o agave azul é a variedade mais usada para produzir o néctar de agave. Esta planta, encontrada no sul do México, se assemelha a um cacto, e quando madura, produz uma pina, ou núcleo, pesando aproximadamente 50 a 150 libras. Depois de extrair a seiva, a filtragem e o aquecimento convertem-na em uma substância com um sabor comparável ao mel. Porque o processamento ocorre em temperaturas extremamente baixas, menos de 118 graus Fahrenheit, a maioria considera néctar de agave como um alimento cru.
A escala de índice glicêmico começa em zero e vai para 100. Segundo a Universidade de No Wisconsin Center for Integrative Medicine, os alimentos que variam entre zero e 49 anos têm um baixo índice glicêmico, os alimentos entre 50 e 70 anos têm um índice glicêmico moderado e os alimentos com taxa acima de 70 anos têm um alto índice glicêmico. 2 colheres de sopa o tamanho da porção de néctar de agave tem um índice glicêmico de 30, colocando-o na categoria de alimentos com baixo índice glicêmico.
Recursos adicionais
Além de considerar a classificação do índice glicêmico de néctar de agave, outro número que você pode querer De acordo com a UWCIM, a carga glicêmica de um alimento leva em conta a porcentagem de carboidratos contidos em um alimento. Alimentos com taxa entre zero e 10 têm carga glicêmica baixa, alimentos entre 11 e 19 têm índice glicêmico moderado e alimentos com taxa acima de 20 têm carga glicêmica alta. 2 colheres de sopa O tamanho da porção de néctar de agave, de acordo com All About Agave, tem uma carga glicêmica de 9,6, colocando-a apenas no ponto de corte entre baixo e médio. Para calcular a carga glicêmica de qualquer alimento, primeiro encontre o número de carboidratos que o alimento contém olhando os rótulos dos alimentos ou um gráfico nutricional. Em seguida, multiplique esse número pelo seu índice glicêmico e divida o total por 100.
Quanto mais alta a classificação alimentar no índice glicêmico, mais rápido e mais dramático é o seu efeito nos níveis de açúcar no sangue. Você pode usar essas informações como uma comparação para ajudá-lo a decidir quais alimentos selecionar e quais evitar. Por exemplo, em comparação com o índice glicêmico de 30 do néctar de agave, o açúcar de mesa chega aos 65 anos e o mel aos 58. A análise da carga glicêmica revela que o néctar de agave é um vencedor claro. Comparado com a carga glicêmica do néctar de agave de 9,6, o açúcar de mesa chega a 15,6 e o mel está em 19,7
Você pode usar o índice glicêmico de alimentos para fornecer equilíbrio e permitir variedade em sua dieta. Como observa a Associação Americana de Diabetes, combinar alimentos com um baixo índice glicêmico contra aqueles com um índice mais alto pode equilibrar o efeito no seu açúcar no sangue e permitir que você coma alimentos que você não pode escolher.