casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Índice glicêmico de repolho

Um membro da família de vegetais crucíferos, o repolho merece um lugar do seu prato. Infelizmente, a repugnante reputação do humilde repolho ofusca sua verdadeira natureza como potência nutricional. Seja vermelho, verde ou a variedade savoy, o repolho pode adicionar crocância e um sabor único aos pratos, tudo isso mantendo os níveis de açúcar no sangue baixos e estáveis. Além disso, o repolho é uma fonte saudável de fibras, vitaminas C e A e fitonutrientes - polifenóis e glicosinolatos - que se acredita serem protetores contra o câncer.

O índice glicêmico: uma visão geral

O índice glicêmico é um sistema de classificação que indica com que rapidez o conteúdo de carboidratos de um alimento é decomposto e absorvido pelo corpo. O IG de um alimento varia de acordo com o teor de fibra, o nível de processamento e o tipo de carboidrato. Por exemplo, uma fatia de pão branco, que é refinado e pobre em fibras, tem um IG mais alto do que uma fatia de pão de trigo que é menos refinada e mais rica em fibras. Além disso, um carboidrato complexo, como as lentilhas, tem um IG inferior comparado a um carboidrato simples, como a banana. O IG de cada alimento é medido como um número que pode ser classificado como alto, médio ou baixo. Um IG alto é de 70 ou mais, um IG médio está entre 56 e 69 e um IG baixo é de 55 ou menos. Alimentos com alto IG entram no corpo mais rapidamente, resultando em valores mais altos de açúcar no sangue.

Índice glicêmico e saúde

Comer alimentos com baixo IG pode ajudar a manter baixos os níveis de açúcar no sangue, minimizando os danos ao sangue embarcações. No metabolismo normal, seu corpo é capaz de manter seu açúcar no sangue dentro de uma faixa estreita, não importa o que ou o quanto você come. No entanto, com pré-diabetes ou diabetes, seu corpo não é mais capaz de controlar a estabilidade do açúcar no sangue e os níveis de açúcar no sangue podem ficar perigosamente altos. Níveis de açúcar no sangue cronicamente elevados podem resultar em danos às paredes dos vasos sanguíneos e levar a complicações a longo prazo, como doenças cardíacas e insuficiência renal. Em uma meta-análise publicada pelo "Diabetes Care" em 2003, a pesquisadora-chefe, Dra. Jennie Brand-Miller, e seus colegas descobriram que uma dieta com baixo IG ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Adicionar alimentos com baixo IG à sua dieta, como repolho, pode ser um primeiro passo para melhorar sua saúde.

Índice glicêmico de repolho

O repolho tem um IG muito baixo, variando de zero a 10. A Universidade de Sydney mantém um extenso banco de dados de GI e não inclui repolho em sua lista, pois tem carboidratos desprezíveis. Conforme explicado pela universidade, alimentos com poucos carboidratos como carne, alguns vegetais e álcool não exercem uma diferença mensurável nos níveis de açúcar no sangue, portanto, são considerados alimentos sem IG ou com baixo IG. Como o repolho é um alimento de baixa caloria e rica em fibras, 1 xícara de repolho cru fornece apenas 5 gramas de carboidrato e 2 gramas de fibra. Adicionar repolho à sua dieta ajudará a reduzir o IG global da sua refeição.

Adicionar o repolho à sua dieta

O repolho é um vegetal resistente apreciado como um grampo em muitos países e está disponível o ano todo na maioria das áreas . Para adicionar esse alimento de baixo IG à sua dieta, considere adicionar versões crua e cozida às suas refeições. O repolho cru é crocante e pode ser ligeiramente amargo; tente adicionar um repolho roxo em fatias finas a uma salada de jardim para uma pitada de cor. Se você preferir a sua couve cozida, jogue o vegetal em fatias finas em uma frigideira ou sopa e cozinhe até ficarem macios. Para evitar o cheiro sulfuroso associado ao repolho cozido, cozinhe até ficar macio. Repolho excessivo é o que resulta no cheiro desagradável que muitos associam ao vegetal.