O índice glicêmico estima o quanto comer um determinado alimento pode afetar seus níveis de açúcar no sangue, tornando-se um recurso valioso para os diabéticos. Escolher alimentos com um índice glicêmico mais próximo de zero pode ajudar a limitar grandes mudanças nos níveis de açúcar no sangue, enquanto alimentos com escores mais próximos de 100 podem causar picos de açúcar no sangue. Quando se trata de amaranto, o índice glicêmico depende de como é processado, bem como o que você serve junto com ele. No entanto, os alimentos feitos com este grão tendem a ser elevados no índice glicêmico.
Farinha de Amaranto
O amaranto é por vezes torrado e moído em uma farinha. Esse processamento pode aumentar o índice glicêmico em comparação com o grão não processado, já que as farinhas normalmente têm índices glicêmicos mais altos do que os grãos intactos porque são mais rapidamente digeridas. Uma mistura que consiste em metade de amaranto e metade de trigo tem um IG de 75,5, e uma mistura contendo 25% de amaranto e 75% de trigo tem um IG de 65,6, semelhante ao trigo sozinho, que tem um IG de 65,7. Qualquer coisa com um IG entre 56 e 75 é considerado moderado no índice glicêmico, e os escores de 76 e acima são considerados altos.
Amaranth com leite e amêndoas
O amaranto também é estourado e servido como cereal junto com leite. Esta combinação tem um alto índice glicêmico, com uma pontuação de 97,3. Só o amaranto estourado seria ainda mais alto no índice glicêmico, porque o próprio leite tem um IG baixo entre 32 e 41, dependendo do tipo de leite que você escolher.
Amaranto e Diabetes
Embora o amaranto tenha um alto índice glicêmico, isso não significa necessariamente que esteja fora dos limites para os diabéticos. Um estudo publicado em "Cell Biochemistry and Function" em 2006 descobriu que os ratos que receberam grãos de amaranto ou óleo de amaranto experimentaram aumentos nos níveis de insulina e diminuição do açúcar no sangue. Um artigo de revisão publicado no "Journal of Food Science" em abril de 2012 observou que o amaranto pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial. Embora mais estudos sejam necessários para verificar esses benefícios potenciais, parece que o amaranto pode ter alguns benefícios para a saúde dos diabéticos quando consumidos pela moderação. Como incluir o amaranto em uma dieta com baixo IG
Para incluir o amaranto ao seguir um dieta de baixo índice glicêmico, coma-o junto com alimentos de proteína magra, alimentos ricos em gordura insaturada ou aqueles que são baixos no índice glicêmico. Os alimentos com IG baixo incluem vegetais não essenciais e frutas selecionadas, como maçãs, laranjas e peras, bem como alimentos naturalmente pobres em carboidratos, como nozes e sementes. Escolha o amaranto inteiro menos processado em vez de salgadinhos altamente processados feitos com este grão. Você pode cozinhar grãos inteiros de amaranto na água, da mesma maneira que você cozinharia arroz, mas usando três partes de água para cada parte de amaranto.