O índice glicêmico é uma ferramenta usada para medir o quanto um alimento contendo carboidratos aumentará seus níveis de açúcar no sangue e insulina. Sua resposta de glicose no sangue varia consideravelmente após consumir carboidratos complexos, e o índice glicêmico serve como um indicador mais preciso dessas mudanças. Se você tem diabetes, o índice glicêmico pode ser uma ferramenta útil para ajustar o seu controle glicêmico, além de outros métodos. Índice glicêmico e açúcar no sangue
Alimentos com alto índice glicêmico podem causar seus níveis de açúcar no sangue para aumentar, de acordo com a Harvard Health Publications. Um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue envia um sinal ao pâncreas para produzir mais insulina, um hormônio que ajuda a metabolizar a glicose para que ela possa entrar na corrente sanguínea. Com o tempo, um pâncreas hiperativo pode enfraquecer a capacidade do organismo de regular os níveis de glicose no sangue e, eventualmente, levar à diabetes. Por outro lado, alimentos de baixo índice glicêmico permitem que os açúcares entrem na corrente sanguínea gradualmente, dando ao corpo mais tempo para produzir insulina e efetivamente regulando os níveis de açúcar no sangue.
Considerações de saúde
Alimentos com carboidratos complexos tendem a ter um baixo índice glicêmico índice. De acordo com o "Journal of Nutrition", os alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a diminuir o apetite e promover a perda de peso. Monitorar o índice glicêmico dos alimentos que você consome pode ajudar a regular o açúcar no sangue e reduzir o risco de doença cardíaca, relata o Instituto Linus Pauling. Alimentos com baixo índice glicêmico
Alimentos com baixos índices glicêmicos incluem aqueles que são rica em fibras, cruas, frescas e não processadas. Alimentos com baixo índice glicêmico incluem pães de trigo integral e integral, iogurte desnatado, leite e frutas como cerejas, toranja, maçãs, peras e ameixas. Alguns alimentos com altos índices glicêmicos incluem melancias, batatas, salgadinhos, doces e flocos de milho. Assim como o teor de fibra, o teor de gordura de um alimento também pode diminuir sua pontuação no índice glicêmico, fazendo com que uma barra de chocolate pareça uma escolha saudável. Cozinhar e amadurecer também afetam a classificação de um alimento, de acordo com a American Diabetes Association.
Sementes de linho
Sementes de linho ganharam popularidade por seu alto conteúdo de ácidos graxos ômega-3, que têm implicações benéficas para a saúde do coração . Junto com sua alta concentração de gorduras saudáveis, as sementes de linho são ricas em fibras e têm um índice glicêmico relativamente baixo. "Journal of Medicinal Food" descobriu que a ingestão de fibras de linho em indivíduos saudáveis levou a uma melhora nos níveis de glicose no sangue.
Considerações
Pode não ser fácil saber índice glicêmico, como não está listado em pacotes. Além disso, o índice glicêmico de um alimento também não leva em consideração seu conteúdo nutricional total, por isso é importante levar outros nutrientes em consideração, como o teor de fibra e gordura de um alimento. Coma uma variedade de alimentos frescos contendo fibras diariamente.