Um exterior verde-escuro e esburacado e uma forma de lágrima dão ao abacate uma aparência única, mas há muito mais nessa super fruta que o olho. Como alimento de baixo índice glicêmico, o abacate é uma excelente opção para pessoas que lutam por níveis estáveis de açúcar no sangue. Alimentos com baixo índice glicêmico não elevam o nível de açúcar no sangue tanto quanto tão rapidamente quanto alimentos com alto índice glicêmico.
Abacates e o índice glicêmico
Segundo a Academia de Nutrição e Dietética, o índice glicêmico é um sistema de classificação que mostra a rapidez com que os níveis de açúcar no sangue vão subir depois de comer um determinado alimento. Os alimentos com baixo índice glicêmico são úteis para pessoas que precisam controlar seus níveis de açúcar no sangue ou estão tentando reverter a resistência à insulina. No entanto, o abacate contém poucos carboidratos que não possuem um valor de índice glicêmico oficial. O American Journal of Clinical Nutrition afirma que, embora não haja carboidratos suficientes em um abacate para medir o índice glicêmico oficial da fruta, não é provável que comer um grande número de abacates cause um "aumento significativo do açúcar no sangue". Isso significa que, embora os abacates não estejam incluídos na lista do índice glicêmico, eles ainda são alimentos com baixo índice glicêmico, porque têm uma carga glicêmica baixa.
Abacates e carboidratos
O tipo mais saudável de carboidratos é naturalmente ocorrendo, como os encontrados em frutas como o abacate. Uma porção de 1 onça de abacate contém apenas 3 gramas de carboidratos. A fibra absorve 2 gramas de carboidratos no abacate, deixando menos de 1 grama de carboidratos para o açúcar. Para o abacate se registrar no gráfico do índice glicêmico, precisaria de pelo menos 25 gramas de carboidratos em uma porção. O nível extremamente baixo de carboidratos e açúcar nos abacates faz com que seja um alimento com baixo índice glicêmico.
Abacates e Fat
Abacates têm cerca de 25 a 30 gramas de gordura cada, o que é surpreendente para um alimento que é elogiado como uma opção saudável. A gordura nos abacates é principalmente gordura monoinsaturada, e não aumenta o açúcar no sangue. A gordura monoinsaturada pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e reverter a resistência à insulina, de acordo com a Academia de Nutrição e Dietética. A gordura saturada contribui para a resistência à insulina, um precursor do diabetes tipo 2. Benefícios para a saúde do abacate
Além de seus benefícios de baixa glicemia, o abacate tem uma infinidade de outros benefícios de saúde e qualidades nutricionais. O abacate é uma fonte de folato, uma vitamina especialmente importante para mulheres grávidas. Outras vitaminas em abacates incluem vitaminas E, C, B6 e potássio. Essas vitaminas ajudam a reforçar o sistema imunológico e as funções metabólicas em adultos. Além disso, a vitamina B6 é fundamental para o desenvolvimento do cérebro fetal durante a gravidez. Os esteróis de plantas em abacates podem baixar o colesterol. Os antioxidantes no abacate podem até contribuir para a prevenção do câncer.