casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

5 Coisas que você precisa saber sobre o açúcar no pão branco

Entender como a taxa de digestão afeta a energia

Entender a natureza do açúcar no pão branco e seu efeito sobre a saúde ajuda a conhecer os fundamentos da digestão. Em essência, alguns alimentos digerem mais rápido do que outros e, conseqüentemente, liberam açúcar mais rapidamente na corrente sanguínea. Isso é chamado de índice glicêmico de alimentos.

Quanto mais refinado e processado for um alimento, maior o seu índice glicêmico e mais rapidamente os açúcares presentes nesses alimentos serão absorvidos. Quando o nível de açúcar no sangue é muito alto, o corpo reage bombeando insulina do pâncreas para o sistema, o que leva a um nível de energia mais baixo após a alta inicial do açúcar. Para muitas pessoas que sentem fadiga, esta é a causa. Com o tempo, pode sobrecarregar o pâncreas e levar à diabetes tipo II.

Conhecer a diferença

Com pão branco, as porções do grão de trigo que retardariam a digestão - o farelo rico em fibras e nutritivo e germe - são removidos no processamento, fazendo com que a parte com amido e açúcar seja absorvida mais rapidamente. A melhor alternativa é 100% de pão integral, que também contém porções completas de nutrientes nativos que são diminuídos ou removidos do pão branco: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, cobre, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico. e piridoxina.

Leia o rótulo

Durante anos, as pessoas que comeram "pão de trigo" foram enganadas ao pensar que estavam recebendo algo nutricionalmente superior ao pão branco. Na verdade, esses pães eram processados com farinha sem o farelo e o germe, mas aumentados com corante marrom. As palavras "100% integral" devem aparecer na embalagem do produto. Desde 2005, as empresas de panificação começaram a comercializar pães de trigo integral, criando confusão no mercado. O Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI) entrou com um processo com um fabricante que, de fato, está usando farinha branca refinada em combinação com grãos integrais. "A intenção é confundir os consumidores, aos quais é negada a nutrição pela qual eles pensam que estão pagando", diz Steve Gardner, diretor de contencioso da CSPI.

Outros Benefícios

Além de um fator glicêmico favorável, pães integrais , massas e outros produtos assados proporcionam benefícios aos diabéticos e a qualquer pessoa interessada na boa saúde geral e no controle de peso. A fibra dietética cria uma sensação de plenitude que é não calórica, algo conhecido como densidade de energia. Comer alimentos com menor densidade (alimentos integrais, bem como frutas e vegetais ricos em fibras) digere mais lentamente, de modo que a vontade de comer novamente acontece mais tarde, em vez de mais cedo.

Alternar pode significar uma grande diferença

Um estudo australiano descobriu que as pessoas que comiam mais pão branco (média: 17 fatias por semana) tinham o maior risco de diabetes. As pessoas que ainda tinham alto consumo de açúcar via frutas tinham um risco menor. "Mudar o tipo de pão pode ser uma mudança alimentar mais aceitável do que uma que exige um novo padrão alimentar", escreveram pesquisadores na revista Diabetes Care (novembro de 2004). , , ] ]