Um baixo nível de açúcar no sangue, ou hipoglicemia, pode fazer você se sentir abalado, suado, ansioso e com fome. Como comer irá fornecer o seu corpo com uma fonte pronta de glicose, a fome é o caminho do seu corpo para remediar a hipoglicemia. Os alimentos que são rapidamente decompostos em açúcares causam grandes flutuações no açúcar no sangue e, portanto, são mais propensos a causar fome, enquanto os alimentos que são decompostos lentamente manterão sua glicose no sangue uniforme e reduzirão a fome por várias horas.> Quando você ingere um alimento, suas células reconhecem o aumento da glicose no sangue e liberam um hormônio chamado insulina, que ajuda a transportar a glicose para as células do seu corpo, onde ele pode ser usado como combustível. Se um alimento é facilmente convertido em glicose, há um rápido aumento no açúcar no sangue e, em seguida, uma diminuição rápida à medida que a insulina transporta glicose para as células. Um alimento que é facilmente convertido em glicose é dito ter um alto índice glicêmico e causará uma sensação de fome depois de comer quando a glicose no sangue se torna baixa.
Frutas
Frutas que são ricas em fibras solúveis, e baixo teor de açúcar, como maçãs, toranjas, laranjas, pêras e pêssegos, todos têm um baixo índice glicêmico. Essas frutas são digeridas lentamente e causam um aumento gradual e subseqüente diminuição gradual do açúcar no sangue, permitindo que você se sinta mais completo. Além disso, a fibra solúvel não é quebrada em seu trato digestivo e provavelmente contribui para a sensação de plenitude. Consumir essas frutas enquanto estiverem frescas e cruas fornecerá o mais alto valor nutritivo, assim como a maior quantidade de fibras. Certas frutas, como melancia, abacaxi e passas, têm um índice glicêmico mais alto e podem fazer com que você se sinta mais faminto.
Vegetais
Vegetais ricos em amido, como batatas brancas, beterraba e milho, são facilmente quebrados em açúcar e têm um alto índice glicêmico. As batatas-doces contêm mais fibras solúveis do que as brancas e têm um índice glicêmico mais baixo, enquanto cenouras, ervilhas e feijões têm o menor índice glicêmico no grupo vegetal. Ao planejar uma refeição, certifique-se de que a maioria dos alimentos em sua refeição tenha um baixo índice glicêmico para ajudá-lo a se sentir mais completo.
Proteína
De acordo com o "American Journal of Clinical Nutrition", dieta de proteína pode diminuir o apetite. Neste estudo, o aumento da ingestão de proteínas para 30 por cento do total de calorias resultou em diminuição da ingestão calórica e perda de peso. Como as proteínas são decompostas lentamente, esses alimentos não causam grandes alterações no açúcar no sangue. Carnes, ovos, queijo, iogurte e leite são excelentes fontes de proteína que podem ser incorporados em refeições ou lanches. Alimentos gordurosos reduzir a fome como eles retardam a passagem de alimentos através do trato gastrointestinal. Quando a comida permanece no estômago por mais tempo, a sensação de plenitude persiste por muito tempo após a refeição. Além disso, alimentos gordurosos podem estimular a secreção de um hormônio que sinaliza uma sensação de plenitude. Embora os alimentos gordurosos não sejam normalmente considerados saudáveis, alimentos como abacates, nozes e sementes contêm gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, que são consideradas "saudáveis para o coração" porque não aumentam o seu colesterol e podem até diminuí-lo. Comer refeições pequenas com freqüência, em vez de grandes refeições, várias vezes ao dia, manterá os níveis de açúcar no sangue regulados e reduzirá a fome. Aveia, uma laranja e um copo de leite desnatado é um exemplo de um café da manhã que iria mantê-lo sentir-se cheio por várias horas. Exemplos de lanches que ajudam a refrear a fome incluem cenouras cruas com um molho de iogurte desnatado, toranja com queijo cottage e uma maçã com queijo com baixo teor de gordura.