Quando se trata de frutas e legumes, mais é melhor. A Universidade de Harvard realizou uma meta-análise e descobriu que as pessoas que comiam mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia tinham um risco 20% menor de acidente vascular cerebral e doença coronariana do que as pessoas que comiam menos de três porções. Frutas e vegetais contêm antioxidantes, que são moléculas que combatem os radicais livres que, de outra forma, levariam ao estresse oxidativo, um fator de risco para doenças cardiovasculares. Colora seu prato com uma variedade de frutas e legumes para tirar proveito de seus benefícios saudáveis para o coração.
Vegetais verdes frondosos
Vegetais verdes folhosos escuros, que incluem verduras, acelga, espinafre, couve, nabiças e mostarda, proporcionam muitos benefícios para a saúde. Espinafre e acelga são ricos em magnésio, o que pode ajudar no controle da pressão arterial, promovendo a saúde do coração. Os nabos são ricos em folato, o que também ajuda a manter o coração saudável.
Vegetais crucíferos
Vegetais crucíferos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, bok choy e couve. O brócolis é rico em vitaminas do complexo B, como o folato, que pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. O repolho contém cálcio, o que é importante porque a ingestão adequada de cálcio pode reduzir a pressão arterial. Um estudo de 2011 no "American Journal of Clinical Nutrition" descobriu que uma alta ingestão de vegetais crucíferos foi associada a um risco reduzido de morte relacionada a doenças cardiovasculares.
Frutas cítricas
Frutas cítricas incluem laranjas, limões , grapefruit e limão. Essas frutas contêm flavonóides e carotenóides que protegem contra o estresse oxidativo e diminuem a inflamação no corpo, prevenindo assim doenças cardiovasculares. Um estudo de 2011 no "Journal of Epidemiology" descobriu que a ingestão freqüente de frutas cítricas estava associada a uma menor incidência de doenças cardíacas.
Bagas
Bagas, como mirtilos, morangos, framboesas e amoras, contêm antocianina, que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e protege contra o acúmulo de placas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard descobriu que as mulheres que comiam pelo menos três porções de mirtilos e morangos por semana tinham um risco menor de ter um ataque cardíaco.
Evitar adição de sódio e açúcar
Todas as frutas frescas e vegetais são naturalmente pobres em sódio, o que é importante para o controle da pressão arterial. É importante ler os rótulos de vegetais congelados e enlatados porque algumas variedades podem conter altos níveis de sódio. Frutas contêm açúcares naturais, mas também podem ser adicionados açúcares durante o processamento e a embalagem. Evite frutas embaladas em calda ou suco para evitar a ingestão excessiva de açúcar.