A intolerância ao glúten causa uma série de sintomas, desde problemas digestivos até perda de clareza mental a erupções cutâneas. A forma mais grave desta condição é conhecida como doença celíaca. A condição se manifesta de forma diferente em cada pessoa que a tem, e algumas pessoas vivem muito tempo sem sintomas. Se a intolerância ao glúten não for diagnosticada, pode causar estragos em seu corpo - incluindo seu coração. Felizmente, uma dieta sem glúten pode parar e até mesmo reverter grande parte dos danos causados pelo glúten. Reações alérgicas
A anafilaxia é o tipo mais grave de reação ao glúten e pode ser fatal. Se você sentir anafilaxia depois de comer glúten, você pode sentir dores no peito e aperto, bem como um batimento cardíaco anormalmente rápido, de acordo com MayoClinic.com. Reações alérgicas menores geralmente podem ser tratadas com medicação, mas se uma reação alérgica for grave o suficiente ou se o coração sofrer muito estresse, a reação alérgica pode causar danos irreversíveis ao coração e pode deixar seu coração e outros órgãos de oxigênio passar fome.> Deficiência de vitaminas e minerais
Muitas pessoas com alergias ao glúten sofrem danos intestinais. Como o corpo não consegue digerir as proteínas do glúten, o sistema imunológico ataca o que ele percebe ser uma toxina. O intestino delgado geralmente sofre o maior dano e, como resultado, não consegue absorver adequadamente vitaminas e minerais dos alimentos que ingere. Deficiências nutricionais severas afetam a maneira como o coração funciona e podem fazer com que ele trabalhe mais ou com menos eficiência. As deficiências nutricionais e a carga de trabalho adicional podem causar danos ao coração e insuficiência cardíaca.
Edema
A Celiac Sprue Association ressalta que a intolerância ao glúten freqüentemente causa edema ou inchaço. Quando você carrega fluido extra em seu corpo, seu coração tem que trabalhar mais do que o normal. O fluido extra pode aumentar a pressão sanguínea e diminuir a circulação. Se muito fluido se acumula em seu corpo e seu coração não é capaz de compensar, é conhecido como insuficiência cardíaca congestiva.
Pessoas com intolerância ao glúten têm um risco maior de diabetes tipo 1. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, ter diabetes aumenta o risco de doença cardíaca e aumenta a probabilidade de você ter um ataque cardíaco ou derrame. Também é mais provável que você desenvolva problemas de função da tireóide, que podem causar palpitações cardíacas e pressão alta.