Alimentos com alto teor de níquel A principal fonte de níquel na dieta vem de plantas, que fornecem cerca de 900 mcg por dia de níquel. Feijão seco, cacau, bicarbonato de sódio e nozes, incluindo avelãs, amêndoas e pistaches contêm altos níveis de níquel, ou mais de 2,0 mcg /g, de acordo com o "The Journal of Nutrition". Na Europa, o níquel serve como catalisador para endurecer a margarina. Conseqüentemente, este alimento contém quantidades elevadas de níquel.
Alimentos com níquel moderado
Cogumelos, cevada, centeio, ostras, carnes processadas, framboesas e muitos vegetais contêm níveis intermediários de níquel, ou 0,2-2,0 mcg /g. Os seres humanos precisam de 25 a 35 mcg de níquel por dia, de acordo com o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA. Ingestão média de níquel nos Estados Unidos é de 300 mcg por dia, de acordo com o "Journal of Toxicology, Toxicologia Clínica".
Alimentos com baixo teor de níquel
Cerveja, chá, café, damascos, leite integral e seco, frutas frescas, carne, peixe e Coca-Cola contêm baixos níveis de níquel, ou menos de 0,2 ng /g.
Metal
Conservas de frutas contêm maiores quantidades de níquel do que frutas frescas. Isso ocorre devido à reação da fruta com o estanho, que libera níquel. Além disso, durante o cozimento, o ácido oxálico em alguns alimentos ataca as frigideiras de aço inoxidável que liberam níquel. O inox de boa qualidade lixivia estes ingredientes com uma qualidade inferior à má qualidade.