casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Citrato de Potássio e Magnésio

O citrato de potássio e magnésio são de vital importância para os sistemas cardiovascular e nervoso central. Citrato de magnésio age como um laxante, aumentando a concentração de água no intestino. O potássio é útil na regulação da frequência cardíaca. Citrato de potássio e magnésio estão disponíveis em forma de suplemento. Procure orientação médica antes de tomar esses suplementos para diminuir o risco de reações adversas.

Uso e precauções recomendados

Evite tomar suplementos de potássio se sofrer de hipercalemia ou de potássio elevado no sangue. Para melhores resultados, tome potássio durante uma refeição ou dentro de 30 minutos depois de comer. Nunca mastigue, esmague ou chupe os comprimidos de citrato de potássio, porque isso causará irritação na boca e garganta. Tome citrato de magnésio com o estômago vazio, seguido de um copo de água. Abster-se de tomar citrato de magnésio, se você está experimentando dor abdominal ou vômitos, como o suplemento, muitas vezes, agravar estes sintomas.

Efeitos colaterais

citrato de potássio e magnésio causam efeitos colaterais como dores de estômago e náuseas. O citrato de potássio também causa fraqueza muscular e arritmia. Outros efeitos colaterais do citrato de potássio incluem dor no peito e diarréia. Alguns efeitos colaterais graves de potássio incluem sensação de desmaio, confusão, fezes negras, sanguinolentas ou com alcatrão. O citrato de magnésio provoca efeitos colaterais similares e também prejudica a resposta intestinal normal se usado a longo prazo. Altos níveis de potássio e magnésio às vezes causam tonturas e vertigens. Tanto o potássio quanto o magnésio podem causar reações alérgicas extremas, como dificuldade de respirar, fechamento da garganta e inchaço da área facial.

Efeitos da pressão sangüínea do citrato de potássio e magnésio

Ambos os suplementos afetam a pressão arterial. Evite tomar potássio se você é alérgico a ele. Há algumas evidências que sugerem que o potássio potencialmente ajuda a baixar a pressão arterial, observa o University of Maryland Medical Center. No entanto, não há dados suficientes para validar conclusivamente essa afirmação. O citrato de magnésio eleva a pressão arterial devido ao aumento da retenção de líquidos. O citrato de magnésio também causa uma elevação nos níveis de magnésio e potássio, especialmente se você sofre de doença renal.

Interações possíveis

O citrato de potássio e magnésio prejudica a função dos medicamentos para pressão arterial, como anticoagulantes e fenotiazinas, A American Cancer Society observa. O potássio diminui a eficácia dos medicamentos da bexiga, como darifenacina e flavoxato, de acordo com Drugs.com. Antibióticos como a tetraciclina, ofloxacina e nitrofurantoína são incapazes de ativar totalmente quando combinados com potássio ou magnésio. Tome suplementos de magnésio pelo menos duas horas depois de tomar esses medicamentos, a fim de reduzir o risco de interações adversas.