É importante manter os eletrólitos em seu corpo equilibrados, incluindo sódio e magnésio. Eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica. Eles são encontrados no seu sangue e outros fluidos corporais. O sódio e o magnésio são importantes para muitos processos corporais críticos, como a regulação dos impulsos nervosos e a função muscular. Seu corpo é projetado para regular eficientemente os eletrólitos e só pode precisar de ajuda extra em momentos de doença. Se você tem ou suspeita de um desequilíbrio eletrolítico, consulte um médico.
Importância dos Eletrólitos
Manter seus eletrólitos em equilíbrio é fundamental, porque eles afetam a acidez ou o pH do sangue, bem como a quantidade de água. em seu corpo e processos importantes, incluindo a ação muscular, de acordo com o National Institutes of Health. Além de sódio e magnésio, outros eletrólitos incluem cálcio, cloreto e fósforo, potássio, cloreto, carbonato e fosfato.
Magnesium Function
O magnésio é necessário em seu corpo para quase todos os seus processos bioquímicos. Ajuda a manter a função normal dos nervos e dos músculos, controla os batimentos cardíacos, mantém os ossos fortes, ajuda a regular a pressão arterial, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e ajuda no sistema imunológico de seu corpo, segundo o NIH. Deficiência de magnésio pode causar fraqueza muscular, irritabilidade e batimentos cardíacos irregulares, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.
Você precisa de sódio para regular o equilíbrio de água em seu corpo e gerar e conduzir impulsos nervosos . Se você tem um baixo nível de sódio, isso pode levar a sonolência, confusão, fraqueza muscular e convulsões. Ter uma queda rápida em seu nível de sódio pode causar sintomas mais graves do que uma queda lenta seria.
Razões para alterar os níveis
Seus níveis de eletrólitos muitas vezes mudam quando os níveis de água em seu corpo mudam. Por exemplo, você pode ter um baixo nível de sódio excretando muito desse eletrólito através da urina ou do suor, bebendo muito líquido ou não consumindo sódio suficiente em sua dieta, de acordo com a Merck. Um nível de sódio muito alto pode ser causado por desidratação ou diuréticos que fazem com que seu corpo excrete mais água do que sódio.
Testes e diagnóstico
Seu médico pode diagnosticar anormalidades eletrolíticas medindo seus níveis de eletrólitos no sangue. ou amostra de urina. Se houver uma anormalidade, outros testes podem ser necessários para encontrar a causa. Por exemplo, você pode perder magnésio devido a doença, vômito, sudorese, diabetes ou consumo excessivo de refrigerante ou álcool, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Você pode acabar com um baixo nível de sódio se o seu corpo produz muito hormônio antidiurético. Este hormônio sinaliza seus rins para reter a água. Isso pode ser causado por condições médicas, como pneumonia ou acidente vascular cerebral. As drogas também podem levar à superprodução desse hormônio, incluindo alguns antidepressivos e anticonvulsivantes, de acordo com a Merck.
Prevenção e solução
Se você tem um desequilíbrio de sódio e magnésio, seu médico provavelmente aconselhará você a coma alimentos ricos nesses eletrólitos ou tome suplementos, segundo a Merck. As melhores fontes alimentares de magnésio são as ervilhas, vegetais de folhas verdes, feijões, nozes e grãos em que as camadas externas e o germe não são removidos, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Um nível extremamente baixo de sódio pode precisar ser restaurado administrando gradualmente sódio e água a você por via intravenosa.