O quarto mineral mais abundante no corpo humano, o magnésio é vital para manter a saúde. E se você é um corredor regular, precisa de magnésio ainda mais do que a pessoa média. Você pode facilmente se esgotar desse mineral se não for cuidadoso, resultando em consequências negativas, como cãibras nas pernas e espasmos musculares. É importante para todo corredor entender esse mineral e seu efeito sobre o corpo humano.
Importância do Magnésio
Seu corpo precisa de magnésio para mais de 300 reações bioquímicas. Algumas funções do magnésio incluem a manutenção da função nervosa, mantendo os ossos fortes, mantendo o sistema imunológico saudável e mantendo a pressão arterial normal. De particular importância para os corredores é o efeito do magnésio na função muscular. O mineral afeta processos como o equilíbrio de eletrólitos, consumo de oxigênio e produção de energia, que estão todos envolvidos na função muscular. O site da Associação de Magnésio Nutricional afirma que o exercício extenuante, como correr aumenta o seu magnésio precisa de tanto quanto 10 a 20 por cento. Desde exercício extenuante aumenta o seu suor e perdas urinárias, suas reservas de magnésio se esgotam. Uma vez que você é deficiente deste mineral, seu desempenho de corrida pode ser prejudicado; os aspectos negativos do exercício extenuante, como o dano oxidativo, também podem ser amplificados. Alguns sinais comuns de depleção de magnésio incluem cãibras musculares e espasmos, palpitações cardíacas, náuseas, fadiga, fraqueza, perda de apetite e vômitos.
Se os seus níveis estiverem baixos, estoquem os alimentos que são ricos em magnésio. Alguns exemplos de alimentos que você deve comer são espinafre, nozes, sementes, ervilhas, feijões, grãos integrais não refinados, aveia, batatas e alabote. Você também pode escolher tomar um suplemento de magnésio em forma de pílula. Verifique o rótulo do seu suplemento de magnésio, no entanto, para garantir que o principal ingrediente é o óxido de magnésio, a forma de magnésio que é melhor absorvida pelo organismo. O Instituto Nacional de Saúde recomenda não mais que 350 miligramas de magnésio por dia para adultos.
Considerações
Se você suspeitar que é deficiente em magnésio, é importante que um médico avalie sua condição para determinar os níveis antes de você tome qualquer ação. Tomar suplementos quando eles não são necessários pode fazer com que seus níveis de magnésio sejam altos demais. Sinais de magnésio em excesso incluem diarréia, cólicas abdominais, pressão arterial extremamente baixa, batimento cardíaco irregular e dificuldade para respirar. Se sentir algum destes sintomas, procure um médico imediatamente. Além do exercício extenuante, outros fatores podem resultar em depleção de magnésio. Condições como a doença de Crohn, que afeta a absorção de nutrientes no organismo, ou medicamentos, incluindo diuréticos, antibióticos e drogas anti-câncer, podem esgotar os níveis de magnésio.