O magnésio é usado no corpo para regular o batimento cardíaco, manter os músculos e nervos funcionando de forma ideal, promover a saúde dos ossos e impulsionar o sistema imunológico. Cerca de 50% da reserva de magnésio do seu corpo é encontrada em seus ossos, com a maior parte do restante localizada em seus tecidos e órgãos. Aproximadamente 1% é encontrado no sangue em uma concentração que o corpo tenta manter razoavelmente constante. Pesquisas mostram que o magnésio influencia o efeito do exercício no corpo e que as concentrações de magnésio no corpo mudam em resposta ao exercício.
Magnésio e tolerância ao exercício em pacientes cardíacos
O "British Journal of Sports" Medicine ”publicou um estudo de 2006 que enfocou o efeito da suplementação oral de magnésio na tolerância ao exercício em pacientes com doença arterial coronariana. Os indivíduos receberam 15 mmol de magnésio duas vezes por dia durante seis meses. O estudo mostrou que o magnésio melhorou a tolerância ao exercício e a função cardíaca nos indivíduos testados. Os pesquisadores sustentaram que o magnésio reduz a dor torácica geralmente causada pelo exercício em pacientes com doença arterial coronariana.
Depleção de magnésio
O "Journal of Nutrition" relatou um estudo em 2002 que examinou o efeito do magnésio depleção na função cardíaca e necessidades energéticas durante o exercício. Mulheres na pós-menopausa foram colocadas em uma dieta suplementada com 200 mg de magnésio, seguido por uma dieta não suplementada. A restrição do magnésio dietético resultou na diminuição das concentrações de magnésio no corpo, o que se traduziu em má função cardiovascular e pouca energia durante o exercício, mostrou o estudo. O efeito do exercício de alta intensidade sobre a concentração de magnésio. por Forrest Nielson e associados relatados na revista "Magnésio Research" afirmou que seu corpo responde ao exercício redistribuindo seu suprimento de magnésio. Concentração de magnésio no sangue aumenta em 5 a 15 por cento após curtos períodos de exercício de alta intensidade. Um aumento também é observado após o exercício moderado que é feito durante um período prolongado. Esta é uma mudança transitória, no entanto, com os níveis plasmáticos retornando ao normal dentro de um dia. Possíveis explicações apresentadas para este fenômeno incluem diminuição do volume plasmático, ruptura muscular e transferência de magnésio para fora dos músculos durante as contrações.
Exercício de resistência e magnésio
De acordo com o estudo de Nielson, há evidências de que cross country esqui, maratona e outros exercícios prolongados de resistência diminuem a concentração plasmática de magnésio. Este pode ser o efeito do aumento da perda de magnésio através do suor e da urina, e o movimento do magnésio para outras áreas do corpo. A explicação parece ser que seu corpo envia magnésio para as partes do corpo com maior necessidade metabólica, onde o aumento da produção de energia é necessário.