casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são as causas da deficiência de magnésio em humanos?

A deficiência de magnésio, também conhecida como hipomagnesemia, pode resultar em fraqueza muscular, fadiga, cãibras, problemas cardíacos, aumento da pressão arterial, aumento da atividade dos nervos, distúrbios mentais, depressão e convulsões. O magnésio ajuda muitas enzimas no corpo a trabalhar. Enzimas são proteínas que aceleram reações químicas. Algumas dessas reações ajudam os músculos a se contraírem adequadamente, ajudam os nervos a funcionar e ajudam as células a produzir proteína e transferir energia. Baixos níveis de magnésio podem ser causados por fatores dietéticos, problemas gastrointestinais e renais e medicamentos. É importante consultar um médico para o diagnóstico e manejo de baixos níveis de magnésio e outros desequilíbrios minerais.

A desnutrição leva a baixos níveis de magnésio quando a ingestão de magnésio cai abaixo da taxa de magnésio perdido. O magnésio é encontrado em vegetais de folhas verdes, peixes, carnes, cereais e frutas. Alcoolismo e uma dieta muito rica em gorduras ambos contribuem para baixos níveis de magnésio no corpo.

Perda de Trato Gastrointestinal

Inglés Español Alemania português logo articles banner Alcoolismo de baixa concentração total de magnésio pode resultar do trato gastrointestinal não absorvem magnésio ou magnésio é perdido através do Trato gastrointestinal. A maior parte do magnésio é absorvida no íleo, que é o final do intestino delgado. Danos ao íleo, como por radiação da pelve por câncer, doenças inflamatórias como o espru celíaco, que é uma alergia intestinal à proteína glúten, ou a remoção do íleo na cirurgia podem levar à baixa absorção de magnésio. Perda de magnésio através do trato gastrointestinal também pode ocorrer através de vômitos excessivos ou diarréia.

Perturbações renais

Certas condições podem causar os rins a excretar excessivamente magnésio. Estes incluem álcool, excesso de líquidos nos vasos sanguíneos, níveis elevados de cálcio no sangue e várias síndromes. Por exemplo, na síndrome de Gitelman, um gene que instrui a célula a produzir uma determinada proteína envolvida no transporte mineral no rim sofre mutação. Isso causa desequilíbrios minerais no corpo, incluindo magnésio baixo.

Drogas

Muitas classes de drogas também podem causar baixo teor de magnésio. Os diuréticos aumentam a produção de urina para remover o fluido do corpo e podem causar baixos níveis de magnésio. Alguns inibidores da bomba de prótons, que são usados para tratar o aumento da acidez no estômago e úlceras estomacais, também podem causar baixos níveis de magnésio através de seus efeitos nos rins. Além disso, drogas que podem danificar os rins, como certos antibióticos chamados aminoglicosídeos, e drogas que suprimem o sistema imunológico, como a ciclosporina, e a droga antifúngica anfotericina, também podem resultar em perda de magnésio na urina.> , , ] ]